Procura por obrigações da Greenvolt supera em 12% a oferta

A Greenvolt conseguiu convencer 2.914 pequenos investidores a emprestarem-lhe 100 milhões de euros a cinco anos. O número de obrigacionistas ficou 40% abaixo da última emissão semelhante.

A Greenvolt conseguiu convencer 2.914 pequenos investidores a emprestarem-lhe 100 milhões de euros a cinco anos através da operação pública de subscrição (OPS) das “Obrigações Greenvolt 2029”. Em troca, comprometeu-se a pagar 4,65% brutos.

De acordo com os resultados da operação publicados esta segunda-feira pela Euronext Lisboa na CMVM, as “Obrigações Verdes Greenvolt 2029” contaram com uma procura 11,6% acima da oferta, com as ordens de compra a atingirem os 111,58 milhões de euros para uma oferta de 100 milhões de euros, após a empresa de energias renováveis ter revisto em 33% o montante da emissão a 6 de fevereiro face aos 75 milhões inicialmente previstos.

A Euronext Lisboa revela que a maioria dos investidores aplicou menos de 10 mil euros na compra das obrigações verdes da Greenvolt, com cerca de 28,7% dos investidores a dar ordens entre 2.500 euros (valor mínimo permitido) e 5.000 euros.

Recorde-se que, segundo o prospeto da emissão obrigacionista, a Caixa Geral de Depósitos e o Millennium bcp assumiram a obrigação de garantir a subscrição parcial das “Obrigações Verdes Greenvolt 2029” “até ao valor nominal global de 25 milhões de euros.” Acabaram por subscrever 13,4 milhões de euros, divididos pelos dois.

A empresa liderada por João Manso Neto recorda que “esta foi a segunda emissão em mercado primário destinada a pequenos aforradores realizada pela Greenvolt.” Na primeira operação, realizada em novembro de 2022, os títulos de dívida contaram com uma procura 26% acima da oferta subscritos por 4.885 pequenos investidores, que resultou na emissão de 150 milhões de euros por uma taxa de 5,27%.

“O mundo não é o mesmo. O enquadramento das taxas de juro não é o mesmo. A taxa de cupão também não é a mesma, talvez menos atrativa que o anterior”, refere Miguel Valente, CFO da Greenvolt, sublinhando também que “face ao que nos pressupusemos e aos target que tínhamos, os nossos objetivos foram perfeitamente alcançados.”

Com esta emissão, o grupo Greenvolt obtém um financiamento que lhe permitirá acelerar, de forma sustentada, a sua estratégia de crescimento, completamente centrada em energia renovável, e assente em três segmentos primordiais: biomassa sustentável, projetos de energia renovável de grande escala e geração distribuída”, refere a empresa em comunicado.

As “Obrigações Verdes Greenvolt 2029”, tal como a emissão anterior dedicada ao retalho, serão admitidas em breve à cotação na praça portuguesa e irão integrar o segmento ESG Bonds da Euronext.

Sobre o processo da operação pública de aquisição (OPA) que a empresa tem a decorrer como resultado da oferta de 8,3 euros por ação por parte da Kohlberg Kravis Roberts (KKR), a Greenvolt não adiantou nenhuma informação face ao que já se sabe.

Ana Fernandes, responsável pelas relações com investidores, remeteu para o conteúdo do projeto do prospeto da OPA, que indica uma série de condições para que a oferta seja aprovada, nomeadamente a “aprovação por várias autoridades da concorrência de vários países em que tanto a Greenvolt como a KKR estão presentes”.

Nesse sentido, Ana Fernandes referiu que, o que está decorrer neste momento é “a aprovação por estas autoridades”, sublinhando que a empresa não espera ter novidades sobre o processo até ao final do mês de maio.

(Notícia atualizada às 19h03 com dados sobre a OPA à Greenvolt)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Procura por obrigações da Greenvolt supera em 12% a oferta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião