Hoje nas notícias: Justiça, Altice e Isabel dos Santos

  • ECO
  • 16 Fevereiro 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Ferro Rodrigues apelou a Marcelo Rebelo de Sousa para dar um “sinal” de que a atual situação na Justiça “não pode continuar”, sendo necessária uma intervenção. Illiad e Saudi Telecom preparam apostas para a compra da Altice Portugal. Isabel dos Santos garante não estar a fugir da Justiça internacional, no âmbito do caso Luanda Leaks. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta sexta-feira.

Ferro Rodrigues apela a Marcelo intervenção na Justiça

O antigo presidente da Assembleia da República defendeu que Marcelo Rebelo de Sousa deve agir “rapidamente” e dar um “sinal” de que a atual situação na Justiça “não pode continuar”, sendo necessária uma intervenção. Eduardo Ferro Rodrigues fez críticas à “completa irresponsabilidade e mediocridade” do Ministério Público, admitindo estar “indignado” por o Estado de direito ser “cada vez menos respeitado”. O histórico socialista foi mais longe e desafiou a PGR, Lucília Gago, a ter “a dignidade” de “assumir o ónus” das consequências dos casos judiciais que acabaram por levar a crises políticas, quer no Governo, quer na Região Autónoma da Madeira.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Illiad e Saudi Telecom na corrida à Altice e Warburg com um pé fora

A segunda fase do processo de venda da Altice Portugal vai começar ainda este mês com dois candidatos a avançarem com propostas firmes: a Iliad do milionário francês Xavier Niel e a Saudi Telecom Company. A Warburg Pincus, aliada da Zeno Partners e de António Horta Osório, e que tinha sido convidada a apresentar uma proposta vinculativa estará fora da corrida à Altice Portugal. Além de estarem a ser preparadas as propostas, os dois candidatos irão dar início ao processo de due dilligence junto dos assessores jurídicos e financeiros.

Leia a notícia completa em Jornal Económico (acesso pago)

Isabel dos Santos: “Não me estou a esconder nem a fugir”

A filha do ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, rejeitou em entrevista ao Expresso estar a fugir à Justiça internacional no âmbito do caso Luanda Leaks, negando as acusações de que terá feito fortuna saqueando a riqueza de Angola. A residir no Dubai há vários meses, no qual não há acordo de extradição com o país de origem, Isabel do Santos respondeu aos mais variados assuntos e apresentou a sua defesa: “Não me estou a esconder nem a fugir. Tanto as autoridades angolanas como as portuguesas sabem o meu endereço.”

Leia a entrevista completa no Expresso (acesso pago)

ANA diz que decisão da APA sobre o Montijo é inválida

A ANA – Aeroportos de Portugal considera que os argumentos invocados pela Agência Portuguesa do Ambiente, que serviram para chumbar o pedido de prorrogação da Declaração de Impacte Ambiental do aeroporto do Montijo, não justificam a decisão. Na pronúncia à proposta de decisão da APA, de não-renovação da DIA por mais quatro anos, a concessionária defendeu que não houve alterações materiais nas situações avaliadas há quatro anos e que se mantêm as circunstâncias subjacentes à emissão da DIA.

Leia a notícia completa em Jornal de Negócios (acesso pago)

Tiago Oliveira na calha para substituir Isabel Camarinha na liderança da CGTP

Tiago Oliveira, coordenador da União de Sindicatos do Porto, poderá vir a suceder a Isabel Camarinha na liderança da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP). A secretária-geral deverá abandonar o cargo por estar próxima da idade da reforma. A decisão ainda não é oficial, mas o Público confirmou junto de várias fontes ligadas à CGTP que o sindicalista do Norte é apontado como o mais bem colocado para assumir os destinos da central sindical.

Leia a notícia completa em Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Justiça, Altice e Isabel dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião