Novobanco financia-se em 500 milhões com obrigações cobertas

Banco liderado por Mark Bourke está no mercado para se financiar em 500 milhões de euros através de obrigações garantidas por empréstimos da casa.

O Novobanco mandatou um sindicato bancário liderado pelo Barclays para avançar com uma emissão de obrigações cobertas no valor de 500 milhões de euros com o prazo a três anos, avança a agência Bloomberg.

A emissão visa financiar a atividade do banco através da colocação de títulos de dívida que estão garantidos por um conjunto de ativos (normalmente empréstimos à habitação).

Nos últimos dias, também o Santander Totta e o BPI realizaram este tipo de operações, levantando 1.000 milhões e 500 milhões de euros, respetivamente.

Este tipo de operações tem como objetivo a diversificação de fontes de financiamento, numa altura em que os bancos estão a ser pressionados com o aumento dos custos de funding no mercado devido à subida das taxas de juro do Banco Central Europeu (BCE).

O Novobanco encerrou 2023 com lucros de 743 milhões de euros, uma subida de 33% em relação ao ano anterior beneficiando da subida dos juros dos empréstimos da casa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco financia-se em 500 milhões com obrigações cobertas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião