5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 28 Fevereiro 2024

A EDP Renováveis apresenta os resultados do ano 2023, num dia em que há dados sobre empresas e a confiança do consumidor. Em Lisboa, arranca a Bolsa de Turismo.

No dia em que termina o prazo para validar faturas para abater ao IRS, tem início a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e a EDP Renováveis divulga as contas relativas ao exercício financeiro de 2023. Há ainda dados sobre as empresas em Portugal, a ser publicados pelo INE, e um relatório do Conselho das Finanças Públicas sobre o setor empresarial do Estado em 2022.

Último dia para validar faturas para abater ao IRS

O Governo decidiu prolongar o prazo para validar as faturas de saúde, educação, habitação e lares, que permitem beneficiar das deduções ao IRS. Assim, os contribuintes têm até esta quarta-feira, 28 de fevereiro, para fazer a validação no portal e-Fatura ou através da aplicação oficial para smartphone.

Contas da EDP Renováveis

A EDP Renováveis divulga os resultados financeiros relativos a 2023. Até setembro, a empresa, que tem sede em Madrid e está cotada na bolsa de Lisboa, alcançou um resultado líquido de 445 milhões de euros, mais 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, registou uma quebra de 5% das receitas, para 1.654 milhões de euros.

Feira de Turismo de Lisboa

Também esta quarta-feira, arranca a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), organizada pela Fundação AIP. Nesta edição, a maior feira de turismo do país tem um recorde de 85 destinos representados, contando com 400 expositores e mais de 1.400 empresas e entidades turísticas. Decorre até domingo, 3 de março, na FIL – Centro de Exposições e Congressos de Lisboa.

Dados sobre empresas em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores relativos a fevereiro, depois de, no mês anterior, o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de clima económico terem voltado a aumentar. O gabinete estatístico publica ainda dados sobre as empresas em Portugal no ano passado. Em 2022, contabilizaram-se 1.598 empresas que fecharam por falência ou insolvência decretadas pelos tribunais, uma quebra de 62,4% face a 2015.

Finanças das empresas estatais em 2022

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica um relatório sobre o Setor Empresarial do Estado em 2022. A publicação relativa a 2021, ano ainda marcado pela pandemia de Covid-19, indicava que 60 das 87 entidades empresariais não financeiras do Estado analisadas registaram prejuízos, que totalizaram 3,1 mil milhões de euros. Este valor representava, ainda assim, uma melhoria de cerca de 700 milhões de euros face a 2020, “insuficiente, contudo, para corrigir o desequilíbrio económico do setor”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião