Lucro da EDP sobe 40% para 952 milhões de euros em 2023. Dividendo proposto é de 0,195 euros

O lucro da EDP subiu 40% em 2023 face ao ano anterior, para os 952 milhões de euros. Conselho de Administração propõe dividendo de 0,195 euros.

O lucro da EDP subiu 40% em 2023 face ao ano anterior, para os 952 milhões de euros, comunicou a empresa esta quinta-feira. Este número regista-se depois de, no dia anterior, a elétrica portuguesa ter anunciado uma descida para metade nos lucros da sua subsidiária de energia limpas, a EDP Renováveis.

“O resultado líquido da EDP aumentou para 952 milhões de euros em 2023 suportado pela recuperação da produção hídrica em Portugal para níveis em linha com a média histórica (após a seca extrema de 2022), o aumento de resultados provenientes do Brasil, onde a EDP passou a deter 100% da sua subsidiária EDP Brasil, assim como os ganhos em transações de rotação de ativos renováveis em Espanha, Polónia e Brasil”, justifica a elétrica.

A informação foi divulgava através da página do regulador dos mercados, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em paralelo, a dívida líquida do grupo cresceu 16% para os 15,3 mil milhões, “refletindo a aceleração do investimento em renováveis e redes de eletricidade, bem como a aquisição dos minoritários da EDP Brasil”, movimentos em parte compensados pelos aumentos de capital da EDP e EDP Renováveis realizados no primeiro trimestre do ano passado.

O investimento direcionado para a expansão subiu 33% para os 5,2 mil milhões de euros, dos quais apenas 515 milhões se dirigiram ao alargamento das redes. O resto do montante diz respeito a renováveis.

O terceiro mercado no qual a EDP mais investiu (13%) foi Portugal, atrás da fatia de 46% que teve como destino os Estados Unidos e os 18% que couberam ao Brasil. Neste período, a EDP alocou 96% do seu investimento total a projetos de energias renováveis (4,4GW de capacidade renovável em construção) e ao desenvolvimento das redes de eletricidade em Portugal, Espanha e Brasil.

Por fim, o comunicado informa que o Conselho de Administração Executivo irá propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de um dividendo relativo ao exercício de 2023, no valor de 0,195 euros por ação, refletindo um payout ratio de 63%, “em linha com a política de dividendos estabelecida no plano estratégico”, que se estende até 2026.

A EDP Renováveis alcançou lucros de 309 milhões de euros em 2023, metade do resultado líquido conseguido no ano anterior. A queda é justificada, entre outros fatores, pela redução do preço médio de venda do megawatt-hora (MWh) em 6%, reflexo dos preços mais baixos da eletricidade na Europa em comparação com os máximos alcançados em 2022.

(Notícia em atualizada pela última vez às 19h02)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro da EDP sobe 40% para 952 milhões de euros em 2023. Dividendo proposto é de 0,195 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião