Desemprego na UE estável em 6% no arranque do ano. Portugal acima da média

Taxa de desempego fixou-se em 6% na União Europeia e 6,4% na Zona Euro no primeiro mês ano ano. Em Portugal, esse indicador estabilizou em 6,5% em janeiro, ou seja, acima da média comunitária.

O mercado de trabalho europeu está estável, apesar dos desafios que os empregadores enfrentam. No primeiro mês do ano, a taxa de desemprego da União Europeia manteve-se em 6% e a da Zona Euro caiu ligeiramente para 6,4%. Em Portugal, os sinais também são de estabilidade no mundo laboral, mas o desemprego continua acima da média europeia.

“Em janeiro de 2024, a taxa de desemprego da Zona Euro foi de 6,4%, abaixo dos 6,5% registados em dezembro e dos 6,6% verificados em janeiro de 2023. A taxa de desemprego da União Europeia foi de 6%, estável face ao registado em dezembro de 2023 e abaixo dos registados em janeiro de 2023″, informa o Eurostat, num destaque estatístico publicado esta sexta-feira.

Evolução da taxa de desemprego na UE e Zona Euro desde 2011:

Fonte: EurostatEurostat

Em Portugal, e conforme já tinha sinalizado o Instituto Nacional de Estatística (INE), o desemprego situou-se em 6,5% em janeiro, estável face ao registado em dezembro e abaixo da taxa de 7% verificada no mesmo mês de 2023.

O país manteve-se, assim, em janeiro, acima da média do bloco comunitária e da média da área da moeda única, ainda que neste último caso a diferença tenha sido ligeira, de apenas 0,1 pontos percentuais.

Ao ECO, o secretário de Estado do Trabalho realçou recentemente que o mercado de trabalho está “dinâmico” e “pujante”, apesar da conjuntura desafiadora. O Governo recusa, portanto, haver motivos para alarme no que diz respeito ao mercado de trabalho.

Entre os Estados-membros, Portugal conta, neste momento, com a 11.ª taxa de desemprego mais elevada. No topo da tabela, está Espanha, cuja taxa de desemprego tem diminuído, mas ainda está acima de 11% (em janeiro, fixou-se em 11,6%). Também em destaque está a Grécia, onde o desemprego foi de 10,4% no arranque do ano.

Em contraste, em Malta a taxa de desemprego foi de 2,6% em janeiro, tendo sido o valor mais baixo registado entre os vários Estados-membros. Na base da tabela, estão também a Polónia (2,9%) e a República Checa (3%), de acordo com o Eurostat.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h34)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego na UE estável em 6% no arranque do ano. Portugal acima da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião