Exclusivo Comissão do novo aeroporto entrega relatório final ao Governo no dia a seguir às eleições
A Comissão Técnica Independente responsável pela Avaliação Ambiental Estratégica do novo aeroporto da região de Lisboa entrega o relatório final ao Governo na próxima segunda-feira.
A Comissão Técnica Independente encarregue de avaliar as opções estratégicas para o novo aeroporto da região de Lisboa vai entregar o relatório final ao Governo a 11 de março, revelou ao ECO fonte oficial.
O documento só será tornado público mais tarde, a 22 de março, depois de ter o parecer da Comissão de Acompanhamento, liderada por Carlos Mineiro Aires, informa a mesma fonte.
A versão preliminar do relatório foi apresentada publicamente a 5 de dezembro, recomendando uma solução dual para o reforço da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, apontando a construção de um aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete e a manutenção do Humberto Delgado (AHD), pelo menos até poder ser substituído pela nova infraestrutura, como a solução com “mais vantagens”. A melhor alternativa a Alcochete seria uma combinação entre Vendas Novas e o Humberto Delgado, mas a distância é maior.
Já o Montijo e Santarém foram considerados inviáveis. O primeiro, pela incapacidade de expansão para lá de uma pista, por razões aeronáuticas e ambientais. O segundo devido ao conflito com o tráfego aéreo militar de Monte Real. Quer a Magellan 500, responsável pelo projeto de Santarém quer a ANA – Aeroportos de Portugal já vieram contestar as conclusões da Comissão Técnica Independente.
O opção pelo Montijo sofreu entretanto outro revés, com a Agência Portuguesa do Ambiente a chumbar o pedido da ANA para a revalidação da Declaração de Impacto Ambiental emitida em 2020. A concessionária dos aeroportos nacionais contestou e espera uma decisão final.
O relatório preliminar esteve em consulta pública até 26 de janeiro. Foram recebidos mais de 1.700 contributos, segundo o balanço divulgado esta segunda-feira pela Comissão Técnica Independente. A coordenadora-geral, Maria Rosário Partidário, afirma que o documento “será revisto e melhorado com os esclarecimentos e contributos recebidos sempre que os mesmos se justifiquem”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão do novo aeroporto entrega relatório final ao Governo no dia a seguir às eleições
{{ noCommentsLabel }}