Dívida verde com “dores de crescimento” mantém boas perspetivaspremium

O mercado de obrigações verdes tem vindo a ganhar peso, apesar de algumas ‘dores’ de crescimento. Para 2024, as perspetivas são positivas.

A dívida verde, que serve para financiar projetos com mérito ambiental, tem vindo a afirmar-se como a “rainha” das finanças sustentáveis, e Portugal não é exceção. Apesar de se notar algum abrandamento nestas emissões, ainda há por onde crescer, assinalam os especialistas. “O nível de emissões pode, pelo menos, manter-se em linha com a média dos anos recentes, isto é, cerca de 600 mil milhões de dólares globalmente”, balança o gestor de obrigações de investimento responsável da Allianz GI, Julien Bras. “Ainda há algum espaço para um aumento” no número de emissões, com a chegada de novos emitentes, de setores que não têm tido representação neste mercado, “especialmente no mundo industrial”, aponta. Contudo, “esta tendência tem sido muito lenta nos últimos anos”, reconhece. Otimismo

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.