Banco de Portugal mais otimista. Portugal cresce 2% em 2024

Crescimento económico superior ao esperado em dezembro "beneficia do aumento do investimento e das exportações e supera o projetado para a área do euro", diz Banco de Portugal.

O Banco de Portugal (BdP) reviu em alta as previsões para o crescimento da economia este ano, estimando agora um salto de 2% do PIB em 2024, segundo o boletim económico de março. Esta é uma perspetiva mais otimista que a de dezembro, quando esperava um crescimento de 1,2%. O banco central também prevê que a inflação será mais baixa do que o esperado.

“A economia portuguesa cresce 2% em 2024 e 2,3%, em média, nos dois anos seguintes. Este crescimento beneficia do aumento do investimento e das exportações e supera o projetado para a área do euro“, lê-se no comunicado do Banco de Portugal.

A previsão de crescimento para 2024 supera agora a que foi inscrita no Orçamento do Estado para 2024, que apontava para um crescimento de 1,5% este ano. A revisão do BdP surge depois de um desempenho mais favorável da economia, no final do ano passado, do que aquele que era esperado, devido à “resiliência do mercado de trabalho”, explica a instituição liderada por Mário Centeno.

Tendo em conta esta melhoria na atividade, o desempenho trimestral esperado para este ano é também revisto em alta. “Projeta-se um crescimento trimestral de 0,7% no início de 2024 [1.º trimestre] — acima do anteriormente esperado, em linha com os indicadores de conjuntura disponíveis — e em torno de 0,6% no restante horizonte”, diz o BdP.

Já a inflação, medida pelo índice harmonizado de preços (que permite a comparação europeia), diminui para 2,4% em 2024, “apesar de efeitos temporários sobre os preços dos bens alimentares e energéticos ao longo do ano”. É uma revisão em baixa face à projeção de dezembro, que apontava para uma inflação de 2,9%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Portugal mais otimista. Portugal cresce 2% em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião