5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 25 Março 2024

A semana arranca com António Costa a comandar o último Conselho de Ministros do seu governo, com a presença do Presidente da República,

António Costa fecha mais uma porta na sua governação com a realização do último Conselho de Ministros, que será realizado sob a presidência de Marcelo Rebelo de Sousa. No campo económico, o dia será marcado pela divulgação da primeira notificação de 2024 do Procedimento dos Défices Excessivos e pela publicação do relatório anual do Banco de Portugal de “Acompanhamento da Recomendação Macroprudencial sobre Novos Créditos a Consumidores”. Os resultados da OPS das novas obrigações da Sporting SAD e, internacionalmente, o arranque do julgamento do ex-presidente dos EUA, são outros pontos que marcarão o dia.

Último Conselho de Ministros sob a esfera de António Costa

Após oito anos de governação, António Costa e o seu governo realizam esta segunda-feira o último Conselho de Ministros, num encontro extraordinário que será presidido pelo Presidente da República, após Marcelo Rebelo de Sousa ter aceitado o convite endereçado pelo primeiro-ministro. O encontro irá realizar-se no novo edifício do Governo, nas antigas instalações da Caixa Geral de Depósitos.

Procedimento dos défices excessivos

O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal publicam a primeira notificação de 2024 sobre o Procedimento dos Défices Excessivos (PDE), em que consta o reporte detalhado do défice e da dívida das Administrações Públicas. Nos termos dos regulamentos da União Europeia, as notificações do PDE devem ser entregues pelos Estados-membros antes dos dias 1 de abril e 1 de outubro de cada ano.

Dados sobre a concessão de crédito a particulares em 2023

O supervisor bancário publica o seu relatório anual “Acompanhamento da Recomendação Macroprudencial sobre Novos Créditos a Consumidores”, que contará com uma avaliação do Banco de Portugal ao quadro geral do crédito concedido pela banca a particulares em 2023.

Resultados da OPS das obrigações da Sporting SAD

Após o fecho do mercado, a Euronext Lisboa vai realizar uma sessão especial para apresentar os resultados da operação pública de subscrição (OPS) das novas obrigações da SAD verde e branca “Sporting SAD 2024-2027” que apresentam uma taxa de cupão de 5,75%. Recentemente, a SAD sportinguista aumentou em 66% o valor da emissão, dos iniciais 30 milhões para 50 milhões de euros. A sessão de apresentação contará com a presença de Francisco Salgado Zenha, administrador com o pelouro financeiro da Sporting SAD.

Trump começa a ser julgado em tribunal

O primeiro julgamento criminal do ex-Presidente Donald Trump terá início esta segunda-feira. Em causa estão 34 acusações criminais de falsificação de registos empresariais da empresa de Trump relacionadas com pagamentos à atriz Stephanie Gregory Clifford (mais conhecida por Stormy Daniels) a troco do seu silêncio. Alegadamente, Trump subornou a atriz por via de um intermediário nas últimas semanas da campanha presidencial de 2016, com o intuito de suprimir a história de Daniels sobre um encontro sexual com Trump, e nunca declarou o dinheiro como parte do financiamento da sua campanha, como é exigido por lei.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião