5 coisas que vão marcar o dia

Os novos deputados da Assembleia da República tomam posse, uma semana antes da cerimónia de posse do novo Governo. São ainda conhecidos os resultados anuais da Greenvolt e há um novo relatório da OCDE

Seguem os preparativos para a tomada de posse do novo Executivo liderado por Luís Montenegro, na próxima semana. Os novos deputados da Assembleia da República tomam posse esta terça-feira, depois da Conferência de Líderes esta segunda-feira. No plano económico são ainda conhecidos importantes indicadores de sentimento dos consumidores e há um novo relatório anticorrupção da OCDE. O dia será ainda marcado pela divulgação de contas da Greenvolt.

Tomada de posse dos deputados da XVI Legislatura da Assembleia da República

Os 230 deputados eleitos nas legislativas de 10 de março, ganhas pela Aliança Democrática (AD), têm agendada para hoje a sua tomada de posse. Ontem, decorreu a conferência de líderes da Assembleia da República para preparar a XVI legislatura, permitindo prosseguir hoje com a posse dos novos deputados. Já na próxima terça-feira, dia 2 de abril, está agendada a posse do Governo, que deverá decorrer no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Greenvolt apresenta contas anuais

A empresa liderada por João Manso Neto apresenta o resultado líquido relativo a 2023. A Greenvolt registou lucros de 5,9 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano passado, menos 64,7% que os obtidos em período homólogo. Apesar da quebra dos lucros, a companhia reportou um aumento das receitas totais de 45,9%, à boleia “do forte crescimento do segmento de utility scale e da geração distribuída” que mais do que compensou “a quebra registada no negócio da biomassa”.

Como evoluiu a avaliação das casas?

O Instituto Nacional de Estatística divulga o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, em fevereiro. A avaliação bancária da habitação registou em janeiro a segunda subida mensal consecutiva, com o valor mediano do metro quadrado a aumentar 14 euros (0,91%), para 1.550 euros, no primeiro mês de 2024. Em termos homólogos, o metro quadrado valorizou ao ritmo mais baixo desde maio de 2016.

OCDE lança outlook anti-corrupção

É revelado o primeiro outlook anticorrupção e Integridade da OCDE. Trata-se do primeiro relatório deste género, que utiliza novos dados recolhidos através dos Indicadores de Integridade Pública da OCDE, para avaliar a força dos quadros anticorrupção e de integridade dos países e identificar áreas onde há espaço para melhorias.

Confiança dos consumidores nos EUA e na Alemanha

O dia será ainda marcado pela divulgação de alguns indicadores económicos, tanto na Europa, como nos Estados Unidos. Durante o dia será divulgada a confiança dos consumidores nos Estados Unidos e na Alemanha, relativos a março e abril, respetivamente. As expectativas dos economistas do ING é que este indicador de confiança revele uma melhoria face ao mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião