Estas tecnológicas portuguesas vão abrir portas ao talento neurodivergente

Lisboa, Coimbra, Viseu e Porto. Critical Software e Critical Techworks promovem dias abertos para dar a conhecer programa de recrutamento e formação de pessoas neurodivergentes.

A Critical Software e a Critical Techworks vão voltar a abrir as portas dos seus escritórios ao talento neurodiverso. A 2 a 5 de abril, estas tecnológicas promovem os “Dias abertos à neurodiversidade”, cujo objetivo é dar a conhecer o programa de recrutamento de jovens com perturbações do espetro do autismo.

“Estes eventos, destinados a pessoas neurodivergentes e seus familiares, vão decorrer nos escritórios das duas tecnológicas, de norte a sul do país. Para participar nesta iniciativa, basta preencher o formulário de inscrição”, informaram esta terça-feira as tecnológicas. As vagas, importa notar, são limitadas, daí a necessidade da inscrição prévia.

O primeiro dos dias abertos decorrerá nos escritórios da Critical TechWorksm em Lisboa, no dia 2 de abril, “data em que se assinala o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo”.

Segue-se Coimbra, no dia 3 de abril, nos espaços da Critical Software. Já a 4 de abril será a cidade de Viseu a acolher esta iniciativa, também nos escritórios da Critical Software. Por fim, no dia 5 de abril será possível visitar a sede da Critical TechWorks, no Porto.

Estas tecnológicas já contam com mais de duas dezenas de pessoas neurodivergentes contratadas. “É importante refletir sobre inclusão e dar visibilidade ao tema, só assim podemos combater a taxa de desemprego demasiado elevada mesmo quando pensamos em autismo de nível 1, o mais ligeiro, que em 2023 estava nos 79%”, sublinha Catarina Fonseca, coordenadora do programa de Neurodiversidade da Critical Software.

Já Marie Kölle, diretora de Felicidade na Critical TechWorks, salienta que as pessoas que já integradas “mostram que não há limites ao que pode ser a inclusão no setor tecnológico“.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas tecnológicas portuguesas vão abrir portas ao talento neurodivergente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião