Quase 13% dos trabalhadores independentes dependem de um único cliente

Cerca de 13% dos trabalhadores por conta própria têm, pelo menos, 75% do seu rendimento associado a um único cliente, isto é, estão economicamente dependentes.

Quase 88 mil das pessoas que trabalharam por conta própria no último ano viram, pelo menos, 75% do rendimento da sua atividade associado a um único cliente, o que significa que estavam economicamente dependentes. De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira, em causa estão 12,6% dos trabalhadores independentes em Portugal.

“Do total de 698,9 mil trabalhadores por conta própria em 2023, 12,6% tiveram um cliente que representou 75% ou mais do rendimento da sua atividade, após deduzidos os impostos, um indicador de dependência económica”, sublinha o Instituto Nacional de Estatística (INE), num destaque publicado esta manhã.

No ano anterior, quase 15% dos trabalhadores independentes estavam nessa situação, o que significa que a fatia de trabalhadores independentes que estão em dependência económica diminuiu no último ano.

Os dados divulgados esta manhã permitem perceber, por outro lado, que trabalhadores por conta própria têm vistos os seus horários de trabalho definidos pelos clientes: em causa estão 85,9 mil pessoas, o equivalente a 12,3% do total de trabalhadores independentes, mais 0,3 pontos percentuais do que em 2022. Este é um indicador de dependência organizacional.

“Conjugando os dois tipos de dependência, identificaram-se 1,9% (13,5 mil) de trabalhadores por conta própria, simultaneamente, em dependência económica e organizacional. Este indicador diminuiu em relação ao observado em 2022 (menos 0,5 p.p.) e em 2021 (menos 0,7 p.p.)”, sublinha o INE.

Notícia atualizada às 11h27

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quase 13% dos trabalhadores independentes dependem de um único cliente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião