Comissão Técnica queixa-se de “pressões e ameaças” do promotor de aeroporto em Santarém

  • ECO
  • 28 Março 2024

Comissão responsável pelo estudo do novo aeroporto acusa a Magellan 500, promotora do aeroporto em Santarém, de “ameaças e a pressão" exercida sobre os seus trabalhos.

A Comissão Técnica Independentes (CTI) responsável pela Avaliação Ambiental Estratégica do novo aeroporto de Lisboa acusa os promotores da opção por Santarém, a Magellan 500, de “pressões e ameaças” e de usar um tom “acintoso”, noticia o Observador.

“A CTI não pode deixar de manifestar o seu incómodo e desagrado com o tom agressivo, prepotente, desrespeitoso e, mesmo nalgumas partes, acintoso, utilizado pela Magellan 500 na sua pronúncia. A CTI não pode também deixar de assinalar as ameaças e a pressão exercida sobre os trabalhos da CTI”, afirma a Comissão na resposta à pronúncia dos promotores de Santarém à consulta pública, que faz parte do relatório final entregue na terça-feira ao Governo.

Um tom forte que não tem paralelo nas respostas dadas a outras pronúncias, assinala o mesmo jornal. O relatório final reabilita a opção pelo aeroporto em Santarém, mas apenas como complementar ao Humberto Delgado, não podendo evoluir para um hub intercontinental devido às restrições ao tráfego aéreo impostas pela proximidade da Base de Monte Real, já confirmadas pela Força Aérea.

Em declarações ao Observador, a Magellan 500 acusa a CTI de ter feito um “julgamento em causa própria”, ao ter criado uma “solução própria — Alcochete complementar ao Aeroporto Humberto Delgado”, apontado pelo relatório final como a melhor opção para o novo aeroporto.

Todos os reparos foram apresentados objetivamente e com base factual no próprio relatório preliminar, como não podia deixar de ser, ou relativamente a questões de princípio relativamente aos quais temos o direito inalienável de nos exprimir”, afirmou fonte oficial do promotor de Santarém.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Técnica queixa-se de “pressões e ameaças” do promotor de aeroporto em Santarém

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião