CGD revê aumento salarial para 3,4% este ano e sindicato mantém recusa

  • Lusa
  • 2 Abril 2024

Caixa melhorou a proposta de aumento salarial médio para 3,4% este ano, valor que o maior sindicato do banco público recusou por considerar insuficiente.

A Caixa Geral de Depósitos reviu a proposta de aumento salarial médio para 3,4% este ano, face aos 3,25% anteriores, valor que o Sindicato de Trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (STEC) recusou por considerar insuficiente.

“Os valores que a Caixa continua a apresentar são inferiores ao minimamente aceitável pelo STEC, a Caixa pode ir muito bem além do apresentado“, afirmou à Lusa o presidente do STEC, Pedro Messias.

Na semana passada realizou-se uma nova reunião entre a CGD e o STEC, a primeira a seguir à greve dos trabalhadores da CGD em 01 de março. Após a reunião, segundo o sindicato, a CGD reviu a sua proposta de aumentos salariais de 3,25% para 3,4% (aumento médio) em 2024 e 2% em 2025. O STEC exige agora aumentos de 5,65% com um mínimo de 105 euros.

Para o STEC, a proposta para 2024 é “exígua e indecorosa”, sobretudo depois dos 1.291 milhões de euros de lucros referentes a 2023 (os mais altos dos bancos em Portugal), e “não permite recuperar a brutal perda de poder de compra que trabalhadores e reformados sofreram nos últimos anos”.

O sindicato diz ainda que a CGD “mantém a intenção de substituir aumentos salariais justos e dignos por prémios de desempenho”, quando estes não são para todos, não são garantidos e são atribuídos com base em “critérios opacos, arbitrários e discriminatórios”.

À Lusa, Pedro Messias disse que a justificação da CGD para os aumentos propostos é que tem de “convergir com a banca”. Para o sindicalista, tal significa que para a administração do banco público “tem de haver regressão da tabela salarial na banca” quando, defendeu, a restante banca é que tem de melhorar os salários.

“O que entendemos é que tem de haver valorização dos trabalhadores da CGD e da restante banca”, afirmou o dirigente sindical.

Em 15 de março, na conferência de imprensa de apresentação das contas de 2023, o presidente executivo da CGD disse que o banco público se tem de manter competitivo em resposta às reivindicações de trabalhadores. “Há um tempo para dizer ‘não’ e um tempo para dizer ‘sim’. Há que dizer ‘não’ quando as questões são irrazoáveis. Não nos peçam para fazer coisas que não tenham racionalidade”, afirmou Paulo Macedo, em resposta aos jornalistas.

O gestor disse que a proposta da CGD é a mais alta do setor e que o banco tem de ter em conta que terá “anos bons e anos maus” e que tem de ter uma remuneração “que esteja de acordo com os outros bancos e não represente perda de competitividade para a Caixa”.

Paulo Macedo destacou ainda os prémios que a CGD atribui aos empregados, referindo que o valor ‘per capita’ de prémios foi o maior de sempre na história do banco.

Já sobre a crítica dos sindicatos que consideram que os prémios são importantes, mas que o fundamental é o salário fixo, pois é esse que conta para futuras pensões e subsídios de doença ou por maternidade/paternidade, Macedo disse que é importante notar que o salário pago não é apenas o da tabela salarial.

Segundo o presidente da CGD, também há que ter em conta as promoções e outras rubricas e que o aumento da massa salarial é mais alto do que o aumento do salário base.

Esta sexta-feira realiza-se o conselho nacional do STEC onde será discutida a proposta da CGD.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CGD revê aumento salarial para 3,4% este ano e sindicato mantém recusa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião