5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 5 Abril 2024

Com a tomada de posse dos secretários de Estado, fica agora completo o elenco governativo de Luís Montenegro, distribuído em 17 ministérios.

Com a tomada de posse dos secretários de Estado, fica agora completo o elenco governativo de Luís Montenegro, distribuído em 17 ministérios. E no mesmo dia em que o Banco de Portugal divulga novos dados sobre as taxas de juro e sobre o crédito à habitação, o secretário geral do PS reúne-se em Portimão com o grupo dos Socialistas Europeus para debater um plano europeu abrangente para a habitação a preços acessíveis.

Secretários de Estado tomam posse

Tomam hoje posse os secretários de Estado que vão compor o elenco de Governo liderado por Luís Montenegro. A cerimónia no Palácio da Ajuda decorre três dias depois da tomada de posse dos 17 ministros.

Crédito à habitação, taxas de juro

O Banco de Portugal (BdP) publica indicadores do crédito à habitação, das taxas de juro e dos montantes de novos empréstimos e depósitos relativos ao mês de fevereiro de 2024. A instituição, liderada por Mário Centeno, divulga também dados sobre os índices cambiais de março de 2024.

Reunião anual do grupo do Partido dos Socialistas Europeus sobre habitação

O secretário geral do PS, Pedro Nuno Santos, vai estar na reunião extraordinária do grupo dos Socialistas Europeus (PSE) no Comité das Regiões Europeu. O tema da reunião é “Habitação para todos: Cidades e regiões progressistas na construção do futuro da política de habitação” e o evento tem por objetivo debater um plano europeu abrangente para a habitação a preços acessíveis, que deverá ser a principal prioridade da futura Comissão Europeia. Além de Pedro Nuno Santos, vai ainda estar presente Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão e entre os principais oradores contam-se Nicolas Schmit, candidato comum do Partido dos Socialistas Europeus às eleições europeias de 2024, Klara Geywitz, vice-líder do Partido Social Democrata da Alemanha (SPD) e ministra Federal da Habitação.

Moody´s divulga rating da União Europeia

A agência de notação financeira norte-americana, Moody’s, divulga hoje o rating da União Europeia. Na última avaliação, em outubro de 2023, a Moody’s atribuiu à UE um rating de AAA com uma perspetiva estável.

ONU avalia embargo de armas a Israel

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas vai reunir-se em Genebra para discutir um projeto de resolução que pede embargo de armas a Israel, por considerar que existe o “risco plausível de genocídio em Gaza”. Se o projeto for aprovado, será a primeira vez que o principal órgão de direitos humanos das Nações Unidas toma posição sobre a guerra em curso no Oriente Médio, que completa seis meses este fim de semana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião