PJ realiza buscas na Câmara Municipal de Cascais

A investigação visa o Executivo que Miguel Pinto Luz, atual ministro das Infraestruturas e da Habitação, integrava. Em causa estão suspeitas relacionadas com uma fábrica de máscaras cirúrgicas.

A Polícia Judiciária (PJ) está a realizar buscas na Câmara Municipal de Cascais, avança a revista Sábado. Em causa estão suspeitas relacionadas com uma fábrica de máscaras cirúrgicas criada para responder à pandemia Covid-19, com equipamento importado da China e com um investimento inicial de 500 mil euros.

Segundo a Sic Notícias, a investigação visa o Executivo que Miguel Pinto Luz, atual ministro das Infraestruturas e da Habitação, integrava e que avançou ainda que Miguel Pinto Luz está neste momento reunido com o primeiro-ministro Luís Montenegro. Mas fonte do gabinete de Montenegro desmentiu a realização dessa reunião.

Segundo uma fonte da autarquia disse ao Expresso, a PJ levou tudo o que entendeu e não foram constituídos arguidos até ao momento.

Em declarações à Sic Notícias, João Ruivo, porta-voz da Assembleia Municipal de Cascais disse que a investigação deverá ser relativa a uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas, realizada após a pandemia. Mas no relatório da auditoria, o Tribunal de Contas concluiu que parceria da Câmara de Cascais com empresa chinesa para fabricar máscaras teve como finalidade venda de três imóveis a preço de custo, mas não encontrou ilegalidades, concluindo que a autarquia não poderia ser responsabilizada. “Quero acreditar que este timing com a mudança de Miguel Pinto Luz para o Governo é pura coincidência“, disse João Ruivo.

António Leitão Amaro, ministro da Presidência, disse, após a apresentação do programa de Governo, que não têm “qualquer informação sobre diligências que estejam a ocorrer para além do que é veiculado pela comunicação social. Temos que aguardar por esclarecimentos prestados pelas autoridades de investigação. Neste momento, a única informação no Governo é a que resulta das notícias da comunicação social, a única coisa adicional que digo é é que a justiça deve funcionar e fazer o seu trabalho”, concluiu.

Minutos depois, o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, afirmou que é o único responsável no processo do fabrico de máscaras cirúrgicas, para dar resposta à pandemia de Covid-19. Em declarações aos jornalistas, esta tarde, Carlos Carreiras adiantou que estão a decorrer buscas, também “nos meios informáticos”, em quatro locais do município: “nos Passos do Concelho, no edifício São José, no chamado Cascais Center e na empresa municipal que, na altura, geriu o processo da fabricação das máscaras”. O autarca referiu também que as autoridades lhes pediram o telemóvel. “Prontamente entreguei e já me foi devolvido”, acrescentou. Carlos Carreiras desassocia Pinto Luz de todo este processo. “Zero. Sobre essa matéria o único responsável que há sou eu”, garantiu.

Em declarações à Sic Notícias, Miguel Pinto Luz, assume que a verdade não pode vir a conta-gotas. “Aquilo que temos vindo a dizer é que todo este caso está envolto numa enorme nebulosa em que a verdade vem aos cochichos. Cada vez mais tinhamos razão quando, a seu tempo, apontamos a pouca clareza de todo este processo. A verdade não pode vir a conta-gotas. A verdade é só uma e é essa que os portugueses querem urgentemente saber “, referiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PJ realiza buscas na Câmara Municipal de Cascais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião