Governo alarga prazo de candidaturas dos concursos para professores, após problemas na plataforma

Após os problemas relatados com a plataforma da Direção-Geral da Administração Escolar, o Governo estendeu até quinta-feira, pelas 18h, o prazo de submissão de candidaturas para educadores e docentes.

O Governo cedeu aos sindicatos e decidiu alargar até às 18h de quinta-feira o prazo de submissão das candidaturas aos concursos interno e externo para educadores e professores dos ensinos básico e secundário, na sequência dos problemas relatados com a plataforma das candidaturas. “É fundamental que os concursos decorram dentro da normalidade garantindo a serenidade dos docentes da escola pública”, justifica o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, em comunicado.

As candidaturas para o concurso interno e externo dirigidas aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário arrancaram na passada quarta-feira, 10 de abril, e deveriam terminar às 18h00 desta terça-feira. No entanto, ao longo desta segunda-feira foram relatos vários problemas de acesso, o que levou inclusive a Federação Nacional da Educação (FNE) e a Fenprof a pedirem a extensão do prazo.

Ao final da tarde, a tutela liderada por Fernando Alexandre confirmou que o “aproximar do fim do prazo” para a submissão de candidaturas “gerou um elevado acesso à plataforma da Direção-Geral da Administração Escolar”, pelo que o Executivo decidiu “prorrogar por 48 horas, até às 18h00 de quinta-feira, dia 18 de abril, o prazo para submissão das candidaturas” e “reforçou a capacidade dos servidores”.

O Governo lembra que este ano entram em vigor novas regras para os concursos de colocação de professores, sublinhando que “tem como prioridade assegurar a tranquilidade no arranque do próximo ano letivo” pelo que considera “fundamental” que os “concursos decorram dentro da normalidade garantindo a serenidade dos docentes da escola pública”.

Em março foi publicada em Diário da República a portaria que fixa as vagas do concurso interno e externo para professores do próximo ano letivo, tendo sido abertas mais de 20 mil vagas em quadros de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo alarga prazo de candidaturas dos concursos para professores, após problemas na plataforma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião