Finerge reforça posição em oito parques eólicos e atinge os 2 GW em Portugal e Espanha

A Finerge irá controlar totalmente sete dos oito ativos eólicos nos quais reforça a sua participação, ficando com uma posição maioritária no parque eólico de São Paio.

A Finerge assinou um contrato para adquirir posições em oito parques eólicos onshore que já estão em operação em Portugal, detidos atualmente pela Guild Investments Limited.

Com esta operação estratégica, que acrescenta 162 MW [megawatts] na capacidade de produção renovável da empresa, a Finerge ultrapassa os 2 GW [gigawatts] de capacidade instalada na Península Ibérica”, informou esta terça-feira a empresa, em comunicado.

O acordo entre as duas empresas prevê a compra de 18,7% de três parques eólicos (Ventominho, Arga e Espiga) e 15,9% num parque eólico (São Paio), todos estes no Minho, num total de 353 MW. Em paralelo, a empresa fechou a aquisição de 50% de quatro parques eólicos (Arada, Montemuro, Pinheiro e Cabril) em Aveiro e Viseu, somando mais 191 MW. No total, a Finerge fica com uma capacidade instalada global de 2.133 MW em Portugal e Espanha.

A Finerge já tinha uma participação nestes parques eólicos e geria-os. Após esta transação, a Finerge passará a controlar totalmente sete dos oito ativos eólicos referidos (532 MW) e conquista uma posição maioritária no parque eólico de São Paio.

“Não vamos parar por aqui, com mais projetos em pipeline, para que possamos continuar a fazer a diferença na transição climática”, afirma Pedro Norton, CEO da Finerge, citado no comunicado. A conclusão da operação está pendente da autorização por parte da Autoridade da Concorrência, o que é expectável que aconteça nas próximas semanas.

Para além desta aquisição, a Finerge possui um pipeline de projetos em desenvolvimento que excede os 1,1 GW em Portugal e em Espanha. Neste momento, a empresa tem sete projetos em construção, os quais deverão entrar em operação no primeiro semestre de 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finerge reforça posição em oito parques eólicos e atinge os 2 GW em Portugal e Espanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião