Rangel chama embaixador do Irão para exigir “libertação imediata” do navio com bandeira portuguesa
Na reunião desta manhã, o Governo condenou "de forma veemente e categórica" o ataque contra Israel e apelou ainda à “libertação imediata" do navio de carga com bandeira portuguesa.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros, tutelado por Paulo Rangel, convocou o embaixador da República Islâmica do Irão na manhã desta terça-feira para exigir a “libertação imediata” do cargueiro MSC Aries, de bandeira portuguesa, que foi capturado no estreito de Ormuz.
Em comunicado, o ministério indica que foi igualmente exigida a libertação da tripulação, apelando a que esta seja “condignamente tratada” enquanto o navio se mantiver apreendido, dado “não se considerarem consistentes as explicações até agora fornecidas”.
Note-se que o embaixador iraniano em Portugal afirmou, numa entrevista à RTP transmitida na segunda-feira, que a tripulação do navio de pavilhão português já foi libertada. Seyed Majid Tafreshi garantiu que os 25 tripulantes — nenhum deles português — “não estão a ser controlados nem interrogados”.
O diretor-geral de Política Externa, que esteve na reunião desta terça-feira, reiterou também, “de forma veemente e categórica”, a condenação do ataque realizado pelo Irão no sábado, em que lançou mais de 300 drones e mísseis contra Israel.
Foi a primeira vez que o Irão lançou um ataque militar direto contra Israel, apesar de décadas de hostilidades que remontam à Revolução Islâmica de 1979. O ataque ocorreu menos de duas semanas após um alegado ataque israelita na Síria, que matou dois generais iranianos em um edifício consular iraniano.
“O Governo português manifestou a sua profunda preocupação com a escalada do conflito na região [do Médio Oriente], apelando à máxima contenção”, lê-se ainda na nota, na qual o ministério tutelado por Paulo Rangel refere ainda que irá aguardar “os resultados desta diligência formal” e, em função disso, avaliar “passos adicionais”.
(Notícia atualizada pela última vez às 13h51)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rangel chama embaixador do Irão para exigir “libertação imediata” do navio com bandeira portuguesa
{{ noCommentsLabel }}