Corretora Costa Duarte cresce 24% e está compradora de distribuidores

A corretora que a família desenvolve há mais de 100 anos quer continuar a crescer e está atenta a possíveis aquisições. Os negócios atingiram 8,44 milhões em 2023.

O volume de negócios da corretora Costa Duarte cresceu 24% para 8,44 milhões de euros em 2023, revelou a empresa. “Temos registado há vários anos um crescimento orgânico sustentado, cerca do dobro do crescimento do mercado Não Vida onde tradicionalmente operam os corretores”, refere João Costa Duarte, administrador, acrescentado que “este crescimento decorre de elevadas taxas de retenção dos clientes existentes e de abordagens comerciais ativas na angariação de novos clientes, tanto nacionais como multinacionais”.

João Costa Duarte: “Como projeto de futuro, oportunidades de aquisição significam estar atento a circunstâncias que num determinado momento possam surgir e que permitam consolidar a nossa presença no mercado”.

As razões para o aumento de negócios são detalhadas pelo administrador: “Foi um crescimento transversal aos vários ramos, sendo que há dois que são preponderantes, os Patrimoniais+RC e Saúde, que representam respetivamente 34% e 24% da nossa carteira”, afirma. Os seguros Não Vida foram 96% do valor dos prémios emitidos em 2023.

As quatro seguradoras mais utilizadas para colocação dos seguros são, em proporção, quase as mesmas do ano anterior: 26% na Fidelidade, 20,5% na Generali Tranquilidade, 10,1% na Ageas Portugal e 5,8% Allianz.

Os resultados líquidos atingiram cerca de 2,3 milhões de euros, montante 75% superior ao obtido em 2022, já deduzida a gratificação especial de balanço atribuída aos colaboradores no montante 503 mil euros.

A empresa, que é a 9ª maior corretora em Portugal pelo ranking ECOseguros, desenvolve atividade através de mais duas empresas: a Specialty Risks, mediadora de seguros, vocacionada para a conceção de produtos inovadores e na dinamização de relações B2B junto de agentes, em que a Costa Duarte comprou no ano passado os 49% de capital que lhe faltava; e a Inter Risk Angola, que opera desde 2012, e é um dos principais corretores de seguros em Angola, dando apoio aos clientes em consultoria e corretagem de seguros a nível local.

Em relação a crescimento via aquisições, João Costa Duarte afirma que, embora a família tenha um passado com mais de 100 anos de ligação à atividade seguradora, a corretora “é essencialmente um projeto de futuro que sustenta o lema gerações de confiança”. Por esse motivo o administrador considera “como projeto de futuro, oportunidades de aquisição significam isso mesmo, estar atento a circunstâncias que num determinado momento possam surgir e que permitam consolidar a nossa presença no mercado”, conclui.

Outra linha de atuação definida para 2024 será o reforço do relacionamento junto dos parceiros internacionais representados pela Costa Duarte e que são a Gallagher Global Network, a Lockton Global Partnership e, ao nível dos seguros de crédito e de cauções, como membro da ICBA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corretora Costa Duarte cresce 24% e está compradora de distribuidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião