Europeus mais satisfeitos com relações do que com as suas finanças
Em 2022, a satisfação dos cidadãos da União Europeia com as suas relações pessoais (7,8) foi maior do que a satisfação com a sua situação financeira (6,6).
Os cidadãos europeus estão mais satisfeitos com as suas relações pessoais do que com as suas finanças, segundo dados referentes a 2022 sobre a satisfação com a vida na União Europeia (UE), divulgados esta terça-feira pelo Eurostat. Já em termos globais os europeus estavam ligeiramente menos satisfeitos com a vida nesse ano do que no ano anterior.
Com uma pontuação de 7,8, numa escala de 0 (muito insatisfeito) a 10 (muito satisfeito), a satisfação dos europeus com os seus relacionamentos supera a satisfação com as suas finanças pessoais (6,6 pontos).
Se, por um lado, a satisfação com as finanças pessoais aumentou significativamente entre 2013 (com uma pontuação de 6,0) e 2018 e depois se manteve estável até 2022 (6,6), a satisfação com as relações pessoais, por outro, manteve-se elevada e geralmente estável durante o período 2013-2022, com um ligeiro aumento para 8,0 pontos em 2018.
De acordo com o gabinete estatístico, a satisfação global com a vida na UE foi em média de 7,1, uma pontuação “ligeiramente inferior” face a 2018 (7,3) em 2018 e “consistente” com a média de 7,0 pontos em 2013.
Maior escolaridade, maior satisfação
Em 2022, a satisfação dos cidadãos da UE ao nível financeiro e nas relações pessoais foi maior nos níveis de escolaridade mais elevados, indica o Eurostat.
Enquanto a satisfação financeira variou entre 6,0 para as pessoas com o ensino básico e 7,1 para as pessoas com o ensino superior, no que respeita à satisfação com as relações pessoais, as disparidades foram menos acentuadas, com os valores a oscilarem entre 7,6 no ensino básico e 8,0 no ensino superior.
Tendência inversa verificou-se na satisfação com o tempo pessoal, isto é, a quantidade de tempo de lazer: as pessoas com níveis de escolaridade mais baixos registaram uma satisfação ligeiramente superior, com uma pontuação de 6,9 para o ensino básico, seguida de 6,8 para o ensino secundário e 6,6 para o ensino superior.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Europeus mais satisfeitos com relações do que com as suas finanças
{{ noCommentsLabel }}