Portugal é dos países europeus onde custos das empresas com trabalho são mais baixos

Cada hora trabalhada em Portugal custa 17 euros às empresas, entre salários e outros custos. A média comunitária é de 31,8 euros, indicam dados do Eurostat.

As empresas portuguesas gastam, em média, 17 euros por cada hora trabalhada, valor que não só é inferior à média comunitária, como é mesmo dos mais baixos entre os vários países europeus. Em comparação, no Luxemburgo, as empresas despedem quase 54 euros por cada hora trabalhada, o que é explicado pelos altos salários pagos nesse país.

De acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat, a média dos custos do trabalho por hora fixou-se em 31,38 euros na União Europeia e 35,6 euros na Zona Euro, no último ano. Tais valores correspondem a um aumento homólogo, já que no ano anterior a média dos custos do trabalho tinha sido de 30,2 euros e 34,0 euros, respetivamente.

E em Portugal? Por cá, as empresas gastam, em média, 17 euros por cada hora de trabalho, o que inclui custos salariais e outros gastos, como impostos e contribuições sociais.

Quer isto dizer que as empresas portuguesas enfrentam custos do trabalho mais baixos que a média comunitária e da área da moeda única. Aliás, o valor registado por cá é mesmo o 10.º mais baixo entre os vários países europeus, mostram os dados conhecidos esta manhã.

Contudo, estes dados incluem somente as empresas com dez ou mais empregados, sendo que Portugal é caracterizado por empresas muito pequenas, que não atingem essa fasquia.

Portugal está, ainda assim, a alguma distância da base da tabela: na Bulgária, os custos do trabalho por hora estão fixados em 9,3 euros, na Roménia em 11,0 euros e na Hungria em 12,8 euros.

Em contraste, no Luxemburgo, os patrões gastam 53,9 euros por cada hora de trabalho. Este país é, tradicionalmente, o campeão europeu dos salários, pelo que não espanta que esteja no topo da tabela dos custos de trabalho.

A completar o pódio aparecem a Dinamarca, onde cada hora de trabalho custa 48,1 euros, e a Bélgica, onde cada hora de trabalho custa 47,1 euros.

Os dados do Eurostat permitem perceber, por outro lado, que enquanto na indústria os custos do trabalho médios foram de 32,2 euros na União Europeia e de 38,0 euros na Zona Euro, na construção foram de 28,5 euros e 31,9 euros, respetivamente. Já nos serviços foram de 31,8 euros e 34,8 euros, respetivamente. Ou seja, é na indústria que os patrões europeus gastam mais por cada hora trabalhada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal é dos países europeus onde custos das empresas com trabalho são mais baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião