China pode estar a utilizar empresas tecnológicas para recolher dados de utilizadores no estrangeiro, segundo uma investigação

  • Servimedia
  • 6 Maio 2024

Relatório do Australian Strategic Policy Institute revelou uma alegada série de ligações entre grupos de propaganda estatal chineses e empresas tecnológicas chinesas, como a Pinduoduo.

De acordo com o Washington Post, esta colaboração resulta provavelmente de um esforço coordenado para recolher dados específicos de utilizadores estrangeiros que possam ser utilizados para reforçar campanhas de desinformação e outros esforços de propaganda estatal no estrangeiro. Estas parcerias refletem a alegada estratégia do Partido Comunista Chinês de tirar partido dos dados para influenciar a era digital.

Entre as ligações que a ASPI afirma existirem está uma colaboração entre a Pinduoduo – a empresa pertencente ao mesmo grupo da Temu – e a People’s Data Management, uma unidade do jornal oficial chinês “People’s Daily” que facilitaria a troca de dados estatais.

A Temu tem sido alvo de controvérsia internacional pelas suas atividades de recolha de dados. A empresa afirma não ter qualquer relação com a People’s Data e declara que armazena os dados dos utilizadores dos EUA nos serviços de nuvem do Microsoft Azure.

Esta informação é particularmente relevante num contexto de crescentes preocupações com a segurança nacional nos EUA devido ao aumento das aplicações de propriedade chinesa entre os utilizadores americanos, o que levou a iniciativas como uma lei que obrigaria os proprietários chineses do TikTok a vender a aplicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China pode estar a utilizar empresas tecnológicas para recolher dados de utilizadores no estrangeiro, segundo uma investigação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião