Economia da Zona Euro volta ao crescimento. Deixa para trás dois trimestres de contração

Portugal registou o sétimo maior crescimento em termos homólogos e a quarto maior em cadeia no primeiro trimestre deste ano, segundo o Eurostat.

A economia da Zona Euro cresceu 0,3% no primeiro trimestre, face aos três meses anteriores, confirmou o Eurostat esta quarta-feira. A economia voltou a crescer, em cadeia, após dois trimestres de contração. Portugal registou o sétimo maior crescimento em termos homólogos e a quarto maior em cadeia.

A União Europeia também registou em cadeia a mesma taxa de crescimento (0,3%) da zona euro.

Em termos homólogos, o PIB cresceu 0,4% tanto na Zona Euro como na UE, sendo que neste houve uma revisão em baixa de uma décima face à estimativa rápida publicada pelo organismo de estatística europeu no final de abril. A economia acelerou face ao crescimento de 0,1% registado na Zona Euro e de 0,2% na UE no trimestre anterior.

Chipre foi a economia que mais cresceu em cadeia (1,2%) seguida da Irlanda (+1,1%) que assim pôs fim a pelo menos três trimestres de contração. Letónia, Lituânia e Hungria são os países com taxas de crescimento mais robusto (todos com 0,8%). Portugal surge a seguir com uma progressão de 0,7%, tal como Espanha.

A Estónia continua em contração com a economia a cair 0,4% tal como a Suécia (-0,1%). Os Países Baixos também tiveram uma contração do PIB de 0,1%, mas no trimestre anterior tinha crescido 0,3%.

O Eurostat revela ainda que o número de pessoas empregadas aumentou, no primeiro trimestre, 0,3% na zona do euro e 0,2% na UE, em comparação com o trimestre anterior. À semelhança do observado no quarto trimestre de 2023. Já na comparação homóloga o emprego aumentou 1% na zona euro e 0,7% na UE, após uma progressão de 1,2% e 1%, respetivamente, nos três meses anteriores.

(Notícia atualizada com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia da Zona Euro volta ao crescimento. Deixa para trás dois trimestres de contração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião