BRANDS' TRABALHO O que significa ser um profissional de Recursos Humanos? Os colaboradores da Multipessoal respondem

  • BRANDS' TRABALHO
  • 20 Maio 2024

Vários profissionais da Multipessoal partilharam testemunhos daquilo que hoje, para si, significa ser um profissional de Recursos Humanos, desde a satisfação pessoal à responsabilidade social.

O Dia Internacional dos Recursos Humanos é uma ocasião significativa para celebrar, não apenas a função vital desempenhada pelos profissionais de RH, mas também para reconhecer a importância intrínseca desta área profissional nas esferas organizacionais. Ao longo das décadas, os Recursos Humanos evoluíram de uma função meramente administrativa para um pilar estratégico na gestão de pessoas dentro das empresas. Para assinalar este dia, os profissionais da Multipessoal, empresa portuguesa com mais de 30 anos de experiência no setor dos RH, partilharam a sua visão sobre o que representa trabalhar nesta área.

A empatia é um atributo fundamental para a adaptação a todos os tipos de interlocutores

Muitos concordam que esta é uma profissão em que as pessoas estão em primeiro lugar. Como Sandra Russo realça, “é ser humano, ter bom senso e capacidade de gerir conflitos”, oferecendo soluções para uma relação saudável entre “ouvir e ser ouvido”. Num cargo em que se trabalha “com e para pessoas”, Carla Fernandes destaca a importância de “construir relações de confiança com aqueles que se cruzam no nosso caminho, sendo suporte e apoiando a evolução de cada trabalhador”.

Para a distinção de um bom profissional de RH, existem qualidades que nunca devem ser ignoradas. Do ponto de vista de Marisa Silva, a empatia é um atributo fundamental para a adaptação a todos os tipos de interlocutores, destacando que “a humildade e a resiliência são características essenciais para quem trabalha com pessoas”. Vanessa Canteiro refere que, com profissionalismo, é necessário “fazer o que estiver ao alcance para ajudar e encontrar a melhor solução de trabalho possível” e Bruno Amaral acrescenta que “algo proveitoso deste trabalho é a possibilidade de embarcar numa viagem constante e desafiante, onde é importante ser honesto, compreensivo, resiliente e ter a atitude certa para colaborar”.

Nos últimos tempos, tem sido possível assistir a um elevado número de mudanças no mundo laboral, pelo que Rita Correia constata que os RH devem estar equipados com “metodologias, ferramentas e estratégias para potenciar o melhor de cada profissional, garantindo o seu bem-estar e alinhamento com os objetivos da organização”. Igualmente, acresce a importância pela diversidade e inclusão no mercado de trabalho, algo que, para Susana Vasques, é importante “celebrar”, visando o enriquecimento pessoal “com o contributo de cada um”.

A verdade é que este é um trabalho incansável, afirmam os próprios profissionais, onde, segundo Sónia Silva, “muitas vezes, em contexto de reunião com o cliente, estamos a receber um pedido e já estamos a pensar no candidato para a função”. Mas para quê tudo isso? Bruno Amaral responde: “Para sermos mais felizes e contribuirmos com a nossa parte na vida em sociedade. Sendo um privilégio trabalhar com pessoas e para pessoas e fazermos juntos este percurso de vivências e enriquecimento do conhecimento!”.

Cláudia Noivo, em jeito de síntese, foi concreta, afirmando que o sucesso de um bom profissional de RH trata-se de algo tão simples como “gostar de pessoas!”, e esta é uma missão mobilizadora para os Recursos Humanos.

A Multipessoal, ao longo dos seus 30 anos de atividade, continua a reforçar o seu compromisso com o sucesso de cada cliente e profissional, valorizando os seus colaboradores. Em particular, neste Dia Internacional dos Recursos Humanos, é fundamental enaltecer esta profissão que se coloca no “coração da empresa” e que, ativamente, se foca em encontrar o melhor do desempenho profissional de cada um.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que significa ser um profissional de Recursos Humanos? Os colaboradores da Multipessoal respondem

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião