Peso do setor segurador no sistema financeiro moçambicano cai para 0,39% do PIB

  • Lusa
  • 10 Junho 2024

"O setor de seguros continuou a apresentar uma margem de solvência confortável para absorver perdas não previstas", refere o relatório do Banco de Moçambique.

O setor dos seguros em Moçambique no sistema financeiro ascendeu em 2023 a 0,39% do Produto Interno Bruto (PIB), recuando face aos 0,47% em 2022, mas mantendo uma “tendência de estabilidade”, segundo um relatório do banco central.

“Dados preliminares indicam que, em 2023, a percentagem dos depósitos totais do setor de seguros no total dos seus investimentos se situou em torno de 30%, cifra próxima à observada em 2022″, refere-se no relatório de estabilidade financeira de 2023 do Banco de Moçambique, consultado esta segunda-feira pela Lusa.

“O desempenho do setor de seguros tem sido fortemente influenciado pela evolução da conjuntura macroeconómica e pelo desenvolvimento do setor bancário nacional. Em 2023, dados preliminares apontam que o setor de seguros continuou a apresentar uma margem de solvência confortável para absorver perdas não previstas e assim cumprir com as suas obrigações para com os seus clientes”, acrescenta.

“Em geral”, a taxa de cobertura da margem de solvência disponível no setor de seguros “manteve-se estável, sendo que a margem de solvência exigida representa em torno de um quarto da margem de solvência disponível nos últimos anos”, estando “bastante acima” dos limites exigidos.

“O setor de seguros exerce um papel importante na proteção do setor bancário, na medida em que configura uma forma de gestão de vulnerabilidades e riscos que ameaçam a estabilidade do sistema financeiro doméstico. Por outro lado, este setor está ligado ao mercado financeiro através das suas atividades de investimento, captação de fundos e emissão de dívida”, refere ainda.

Relativamente aos investimentos representativos das provisões técnicas, o Banco de Moçambique sublinha “uma tendência para redução dos depósitos a prazo” e, paralelamente, evidencia “o aumento dos investimentos do setor de seguros em títulos da dívida pública, em detrimento de aplicações no setor bancário, aumentando deste modo a sua exposição ao risco soberano e com potencial impacto na dinâmica do risco sistémico”.

Dados do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) indicam que estão registadas em Moçambique 19 companhias de seguro, entre os setores vida e não vida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Peso do setor segurador no sistema financeiro moçambicano cai para 0,39% do PIB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião