Há quatro mestrados portugueses nos melhores do mundo em Gestão. Nova SBE estreia-se no “top 10”
Nova SBE continua a ser a escola portuguesa mais destaca no ranking do "Financial Times", estreando-se esta ano no "top" dez mundial. Universidade do Porto entra na tabela, pela primeira vez.
Há quatro mestrados portugueses entre os melhores do mundo em Gestão. Na edição deste ano do ranking “Masters in Management” do Financial Times, a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) sobe sete posições e estreia-se no “top 10”. Na tabela dos 100 melhores mestrados do mundo aparecem também a Católica Lisbon School of Business and Economics (27.º lugar), a ISCTE Business School (60.ª posição) e, ao contrário do ano passado, também a Universidade do Porto (70.º lugar).
Neste ranking, o britânico Financial Times avalia os 100 melhores mestrados do mundo em Gestão com base em 18 indicadores em três dimensões principais: progressão na carreira dos graduados, diversidade da escola e experiência internacional.
Na edição do ano passado, a Nova SBE tinha ficado em 15.º lugar, mantendo a posição registada em 2022. Mas este ano conseguiu uma melhoria de sete posições, chegando ao 8.º lugar.
“A Nova SBE alcança uma nova conquista no panorama da educação superior internacional ao figurar, pela primeira vez, no grupo dos dez melhores mestrados em Gestão do mundo”, assinala em comunicado a escola liderada por Pedro Oliveira.
Para este resultado, contribuiu, particularmente, o desempenho nos “indicadores internacionais de mobilidade e experiência académica, assim como no critério de pegada de carbono (que avalia as emissões de carbono da escola nos últimos três anos)”, explica a Nova SBE.
“Estes indicadores não só reforçam a relevância e impacto do programa de formação da Nova SBE, como também sublinham o compromisso da escola em formar líderes globais comprometidos com a sustentabilidade e a excelência”, acrescenta a escola.
Com esta prestação no “Masters in Management”, a Nova SBE torna-se, de resto, a primeira escola de negócios portuguesa a ter ambos os mestrados de Finanças e Gestão no “top 10” mundial.
Católica, ISCTE e Porto também figuram no “top 100” mundial
A segunda escola portuguesa mais bem classificada no ranking do Financial Times dos mestrados em Gestão é a Católica Lisbon School of Business & Economics. Em 2023, tinha estado no lugar 26.º, depois de uma melhoria de dois lugares. Mas, nesta edição, desce para a 27.ª posição.
“A Católica Lisbon é avaliada neste ranking do Financial Times há 14 anos e mantém consistentemente uma elevada classificação entre os 100 melhores mestrados em Gestão de todo o mundo, estando este ano na 27.ª melhor posição mundial”, salienta a escola.
Na visão da Católica, este seu desempenho reflete o sucesso do mestrado em causa “como plataforma de lançamento para extraordinárias carreiras internacionais dos seus graduados”.
“Entre os vários critérios que contribuem para estes excelentes resultados, como a taxa de empregabilidade de 97% nos três meses após a conclusão do mestrado, é de destacar também a elevada proporção de professores (38%) e alunos (93%) internacionais, bem como paridade de género nos alunos e professores“, destaca ainda a faculdade.
Mais abaixo na tabela, aparece a ISCTE Business School, que passa do lugar 62 para a posição 60. Ou seja, conseguiu subir duas posições na tabela preparada pelo Financial Times. Isto depois de ter melhorado 12 posições entre 2022 e 2023.
“[Esta evolução no ranking é] reflexo do esforço contínuo na melhoria da qualidade do nosso programa”, afirma Maria João Cortinhal, dean da escola em causa. “O aumento expressivo do número de estudantes internacionais demonstra o reconhecimento crescente do nosso mestrado a nível global”, acrescenta a diretora, que adianta também que esta escola “trabalha constantemente para garantir que o seu currículo é relevante no contexto internacional, abordando temas globais essenciais para a formação de líderes do futuro”.
Já em 70.º lugar figura a Universidade do Porto (Faculdade de Economia e Porto Business School). Nas últimas edições, este mestrado em Gestão não estava entre os 100 melhores do mundo, mas agora conseguiu figurar nesse grupo.
“A subida para a 70.ª posição no ranking é um reflexo positivo das nossas estratégias de ensino e internacionalização. Este reconhecimento reforça o nosso compromisso com a excelência e a preparação dos estudantes para um mercado global e incentiva-nos a melhorar,” sublinha Luísa Pinto, diretora do mestrado agora distinguido.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há quatro mestrados portugueses nos melhores do mundo em Gestão. Nova SBE estreia-se no “top 10”
{{ noCommentsLabel }}