Entrevista a José Luís da Cruz Vilaça e Fernando Antas da Cunha. Edição de outubro da Advocatus
Na Advocatus de outubro pode ler a entrevista ao managing partner da Antas da Cunha Ecija e ao sócio fundador da CVA e ainda especiais sobre recrutamento, imigração e o OE2025.
Fernando Antas da Cunha, managing partner da Antas da Cunha Ecija, e José Luís da Cruz Vilaça, sócio administrador e fundador da CVA, falam à Advocatus, pela primeira vez e em exclusivo, sobre a fusão dos dois escritórios.
A área do Direito Europeu e da Concorrência era algo que estava, “há muito, sinalizado, e como sendo crítico para prosseguir a nossa estratégia de sermos uma verdadeira one stop shop”, explica Antas da Cunha. Por outro lado, Cruz Vilaça garante que o seu escritório beneficia “automaticamente das sinergias que se geram pela integração numa grande sociedade full service, que cobre um amplo espetro de valências”.
No mês de outubro será apresentada a proposta de Orçamento do Estado para 2025, que seguirá depois para discussão no Parlamento. Quatro advogados anteciparam o que deve o Governo apostar para o setor da Justiça. Da descentralização e simplificação ao aumento de recursos, vários são os aspetos realçados. Descubra quais num especial dedicado a esta temática.
Nesta edição pode ainda ler um especial sobre a imigração. As novas regras para os imigrantes em Portugal entraram em vigor a 4 de junho e fazem parte do Plano de Ação para as Migrações. Apesar das alterações à lei dos estrangeiros, os escritórios de advogados contactados pela Advocatus revelam que a procura dos serviços nestas matérias não aumentou substancialmente.
Em setembro começou um novo capítulo nos escritórios de advogados, principalmente para os profissionais que chegaram pela primeira vez ao mercado de trabalho. Cinco das maiores sociedades de advogados do país recebem em média 23 estagiários por ano, segundo números apurados pela Advocatus. E como se processa o onboarding dos recém-chegados ao mercado de trabalho?
David Carvalho Martins é o advogado do mês desta edição. O managing partner da DCM | Littler foi nomeado para integrar a lista de árbitros presidentes do Conselho Económico Social. À Advocatus, explicou que é um desafio “muito estimulante” e “totalmente diferente” das suas atividades profissionais como advogado e docente universitário. Considera que a arbitragem laboral pode contribuir para reduzir a pendência de casos nos tribunais comuns e “alcançar soluções mais céleres e eventualmente menos onerosas”.
Vicente Falcão e Cunha, fundador da LisbonLaw, fez um balanço dos primeiros anos do escritório e assume que querem alargar a equipa para poderem dar resposta em algumas áreas específicas. Sem pretensão de se expandirem para outras cidades portuguesas, o fundador garante que é no recrutamento que se centra o principal desafio da firma, uma vez que os profissionais com as “qualidades necessárias” mostram-se “pouco atraídos” por uma carreira numa sociedade de advogados. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.
Assine a revista Advocatus aqui.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Entrevista a José Luís da Cruz Vilaça e Fernando Antas da Cunha. Edição de outubro da Advocatus
{{ noCommentsLabel }}