Pode aderir a um fundo de pensões? Supervisor dá a resposta

  • ECO Seguros
  • 18:51

A resposta está num vídeo desenvolvido por uma campanha do supervisor dos seguros que tem como objetivo promover uma maior consciencialização para a importância de preparar atempadamente a reforma.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) lançou um vídeo que explora um dos produtos que tem como objetivo a poupança para a reforma: os fundos de pensões.

O vídeo “Quero começar a poupar para a reforma. Posso aderir a um fundo de pensões?” surge no âmbito da campanha de literacia para os seguros “Começa hoje a preparar o amanhã”. Projeto que tem como objetivo “promover uma maior consciencialização para a importância de preparar atempadamente o período da reforma”, refere o regulador dos seguros.

O novo vídeo da campanha começa por explicar que a título individual só se pode aderir a um fundo de pensões aberto, visto que a outra opção – fundos de pensões fechado – está restrita a um determinado grupo (como trabalhadores de determinada empresa).

Assim, para aderir a um fundo de pensões aberto é preciso procurar sociedades gestores de fundos de pensões ou empresas de seguros, que pode encontrar as que estão autorizadas a operar em Portugal no site da ASF, através deste link.

Um vez reduzidas as preferências e que se começa a entrar em contacto com as empresas estas vão entregar um documento informativo. Neste constam dados do risco do produto e do tipo de investimento, permitindo saber se os investimentos são garantidos ou existe a possibilidade de se perder parte ou o total do montante investido.

O documento informativo indica ainda os custos com o produto, as comissões cobradas e de que forma podes transferir o valor para outro fundo e ainda como e quando se pode receber o valor acumulado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pode aderir a um fundo de pensões? Supervisor dá a resposta

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião