Alemanha ultrapassa EUA e passa a ser maior investidor na UE
A Alemanha foi responsável por 12,6% dos 3.241 mil milhões de euros registados em investimento direto estrangeiro pelos 11 países da UE que revelam estas posições.
A Alemanha superou os Estados Unidos e tornou-se o maior parceiro de investimento direto estrangeiro para os países da União Europeia, em 2023, revela o Eurostat. Com base nos 11 países que revelam números referentes ao investimento direto estrangeiro (IDE), o montante de investimento subiu para 3.263 mil milhões de euros, face aos 3.241 mil milhões registados em 2022.
A Alemanha foi o país que investiu mais, sendo responsável por um investimento global de 410 mil milhões, ou 12,6% do total, superando os Estados Unidos, que surgem em segundo lugar na lista dos maiores investidores diretos estrangeiros na região, com investimentos de 406 mil milhões.
No top 3 de maiores investidores diretos estrangeiros na União Europeia surge a França, com 356 mil milhões de euros (10,9%), o Reino Unido com 290 mil milhões (8,9%) e a Suíça com 211 mil milhões (6,5%).
Já o Luxemburgo foi a maior economia de investimento imediato, ou seja, o país que recebeu a maior parcela deste investimento direto estrangeiro.
“O Luxemburgo foi responsável pela maior parte do total dos investimentos com 550 mil milhões de euros (16,9% do total por economia de investimento imediato), seguido pelos Países Baixos (502 mil milhões de euros; 15,4%), Alemanha (363 mil milhões de euros; 11,1%), o Reino Unido (291 mil milhões de euros; 8,9%) e França (231 mil milhões de euros; 7,1%)”, escreve o Eurostat.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alemanha ultrapassa EUA e passa a ser maior investidor na UE
{{ noCommentsLabel }}