Canal de Denúncias de Lisboa recebeu 250 comunicações de infrações em dois anos

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2024

O Canal de Denúncias da Câmara Municipal de Lisboa, através do qual qualquer pessoa pode comunicar alegados atos de corrupção, assédio moral e sexual e fraude, recebeu 250 denúncias desde 2022.

O Canal de Denúncias da Câmara Municipal de Lisboa, através do qual qualquer pessoa pode comunicar alegados atos de corrupção, assédio moral e sexual e fraude, recebeu 250 denúncias desde a sua criação, há dois anos, segundo dados do município.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) disponibiliza desde há dois anos um Canal de Denúncias Interno (utilizado exclusivamente por trabalhadores do município de Lisboa) e um Canal de Denúncias Externo, cujo acesso é feito de forma independente e autónoma através da plataforma “+Transparente”.

O Canal, criado em 10 de dezembro de 2022, está em pleno funcionamento e conta com o apoio de uma rede de interlocutores em todos os serviços.

Segundo dados da CML enviados à agência Lusa, das 250 denúncias, 210 foram recebidas pelo canal de denúncias e 40 em formato papel. Das 250 denúncias apresentadas, 156 não se enquadraram no âmbito do canal (reclamações, ocorrências “Na minha Rua”, entre outros), restando 93 denúncias enquadradas e uma ainda em análise preliminar”.

Os dados indicam que 133 denúncias foram feitas para o Canal de Denúncias interno e 117 para o Canal de Denúncias externo. Quanto aos denunciantes, de acordo com a CML, 124 estão identificados e 126 preferiram o anonimato.

“No caso das denúncias anónimas, a identificação do denunciante não é possível, dado que o sistema informático gera um código que oculta qualquer informação sobre o mesmo (incluindo o endereço de e-mail)”, informa o município.

As “denúncias recebidas estão a ser alvo do tratamento adequado em função do processo“, refere a CML.

O Departamento de Transparência e Prevenção da Corrupção é responsável pela gestão do Canal de Denúncias e pela receção, triagem, análise, tratamento e conclusão da denúncia, bem como pela elaboração do respetivo relatório.

Assédio moral, assédio sexual, conflitos de interesses e/ou acumulação de funções, fraude, corrupção e infrações conexas são situações possíveis de comunicar no Canal de Denúncias de Lisboa, com acesso independente e autónomo através da plataforma “+Transparente”.

A informação das denúncias “não é do domínio público”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Canal de Denúncias de Lisboa recebeu 250 comunicações de infrações em dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião