Macron nomeia centrista François Bayrou como primeiro-ministro de França

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13 Dezembro 2024

Aliado de Emmanuel Macron, o centrista François Bayrou, com 73 anos, foi esta sexta-feira nomeado para suceder a Michel Barnier como primeiro-ministro francês.

Mais de uma semana depois da queda do Governo de Michel Barnier, o Presidente francês, Emmanuel Macron, nomeou esta sexta-feira o centrista François Bayrou, de 73 anos, como primeiro-ministro da segunda maior economia da Zona Euro.

O anúncio da nomeação acontece após um encontro entre Macron e Bayrou no Palácio do Eliseu na manhã desta sexta-feira, que, segundo a imprensa francesa, durou cerca de duas horas.

Bayrou é um antigo aliado de Macron, que, depois de ter concorrido às Presidenciais de 2002, 2007 e 2012, decidiu apoiar o atual Chefe de Estado francês nas eleições de 2017, sendo um dos nomes apontados para ser o próximo inquilino do Hôtel Matignon, a residência oficial do primeiro-ministro de França.

Precisamente nesse ano, após a vitória de Macron, Bayron, fundador e líder do Movimento Democrático (MoDem), foi nomeado ministro da Justiça. Mas, um mês depois, acabou por se demitir na sequência de uma investigação sobre o emprego alegadamente fraudulento de assistentes parlamentares do seu partido de centro-direita, criado em 2007.

O escolhido pelo Presidente francês para suceder a Michel Barnier no cargo de primeiro-ministro foi também ministro da Educação entre 1993 e 1997, além de ter sido membro da Assembleia Nacional durante quase duas décadas e deputado no Parlamento Europeu. Até esta sexta-feira, era presidente da Câmara de Pau, uma comuna dos Pirenéus Atlânticos.

François Bayrou torna-se, assim, o sexto primeiro-ministro de França desde que Emmanuel Macron chegou ao Palácio do Eliseu. Mas o político veterano vai agora precisar do apoio de uma maioria dos deputados na Assembleia Nacional para conseguir permanecer no cargo.

Antes de a nomeação ser oficializada, Philippe Ballard, deputado do Rassemblement National, disse que o partido de extrema-direita dará “uma oportunidade” a François Bayrou, tal como fez com Michel Barnier.

Já na bancada política oposta, a deputada Mathilde Panot, do França Insubmissa (esquerda radical), adiantou, através de uma publicação na rede social X (antigo Twitter) que o seu partido irá apresentar uma moção de censura contra o novo Governo.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h30)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Macron nomeia centrista François Bayrou como primeiro-ministro de França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião