5 coisas que vão marcar o dia

Esta segunda-feira será marcada pela votação da moção de confiança ao governo alemão e pela entrada em vigor das medidas especiais para projetos do PRR. INE e Eurostat divulgam dados económicos.

Esta segunda-feira entram em vigor as medidas especiais para a contratação pública. O Instituto Nacional de Estatística publica dados referentes às explorações agrícolas e o Eurostat divulga dados do número de novas empresas e de falências na União Europeia. Lá fora será votada no Bundestag uma moção de confiança ao governo alemão.

Eurostat mede custos das empresas com salários

O Eurostat vai divulgar dados referentes aos custos do trabalho e vagas de emprego referentes ao terceiro trimestre de 2024. Entre entre abril e junho deste ano, os custos do trabalho por hora subiram 4,7% na Zona Euro e 5,2% na União Europeia face ao mesmo período do ano passado. Os custos das empresas com salários sobem mais em Portugal do que média da UE.

Entram em vigor medidas especiais para a contratação pública

Esta segunda-feira entram em vigor medidas especiais para a contratação pública, que incluem a dispensa de visto prévio do Tribunal de Contas para os projetos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Falências continuam a subir?

O Eurostat vai divulgar os dados do número de novas empresas e de falências na União Europeia (UE) referentes a outubro de 2024. No segundo trimestre do ano, o número de pedidos de falência na União Europeia aumentou 3,1% e o registo de novos negócios baixou 2,1%. Em Portugal, o número de pedidos de falência cresceu 3,9% face aos primeiros três meses do ano. Governo recusa “onda de falências.

Bem-estar na agenda do INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o índice do bem-estar relativo a 2023. A publicação foi adiada para esta data devido a “atraso” na disponibilização de informação externa ao INE.

Votação da moção de confiança ao governo alemão

Esta segunda-feira será votada no Bundestag a moção de confiança ao governo alemão, abrindo caminho para as eleições antecipadas de fevereiro. A maior economia da Zona Euro enfrenta um cenário de incerteza política após a demissão do ministro das Finanças, Christian Lindner.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião