Bombeiros sapadores voltam a protestar e exigem ao Governo retoma das negociações

Mais de 100 profissionais arrancaram numa "caminhada pacífica" até à Assembleia da República. Em causa está o impasse com o Governo na negociação da proposta sobre a carreira e os salários.

Os bombeiros sapadores estão em protesto esta segunda-feira. Por volta das 9h00, mais de 100 profissionais arrancaram numa “caminhada pacífica” até à Assembleia da República. Em causa está o impasse na negociação com o Governo da proposta sobre a carreira e os salários dos sapadores.

Na ação desta segunda-feira, que se iniciou no Terreiro do Paço, os bombeiros usam gorros de Natal pretos e camisolas da mesma cor com as palavras “sem risco” ou “sapadores em luta”. Nas mãos, os manifestantes levam presentes, que não passam de caixas vazias onde podem ser lidas diferentes frases de protesto.

“Os bombeiros estão há 22 anos à espera. O Governo anunciou que até ao final do ano tinha a carreira dos bombeiros sapadores revista e ainda não passamos do ponto um. A bola está do lado do Governo. Os nossos dados estão lançados e as nossas condições são públicas e conhecidas. Cabe ao Governo dar o passo em frente. O Governo não tem jogado limpo“, referiu um bombeiro, à porta da Assembleia da República, em declarações à RTP3.

No início do mês, o Governo suspendeu as negociações com os bombeiros sapadores. A decisão foi tomada depois de dezenas de sapadores terem promovido um protesto que incluiu o rebentamento de petardos, tochas e muito fumo nas imediações da sede do Executivo. O Governo recusa negociar sob coação.

Imagem do protesto anterior dos bombeiros sapadores em frente à Assembleia da RepúblicaLusa

No próximo dia 15 de janeiro está agendada uma manifestação nacional e uma greve que irá abranger serviços, como formaturas, instrução, formação, serviço administrativas, exercícios, prevenções e pareceres técnicos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bombeiros sapadores voltam a protestar e exigem ao Governo retoma das negociações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião