Excedente orçamental de 2024 pode ser maior devido a atrasos na execução do PRR

  • ECO
  • 27 Janeiro 2025

Unidade Técnica de Apoio Orçamental antevê que a menor execução da despesa do PRR em 2024 pode beneficiar o saldo orçamental desse ano, ficando acima dos 0,4% do PIB estimados pelo Governo.

Como a despesa executada do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) nos primeiros nove meses de 2024 foi pouco mais do que um terço (35,3%) do previsto para o conjunto do ano, o investimento que ficou por realizar pode dar margem extra para obter um excedente orçamental mais positivo em 2024, noticia o Jornal de Negócios (acesso pago).

Em causa está um aviso deixado pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) na análise à execução orçamental até ao final de setembro, em que assinala que o atraso na realização da despesa adia a necessidade de financiamento com recurso a empréstimos, o que pode levar a menos investimento e, consequentemente, a um saldo orçamental mais positivo do que os 0,4% do PIB esperados pelo Governo.

Porém, a entidade coordenada por Rui Baleiras ressalva que os atrasos na execução do PRR em 2024 podem penalizar o excedente orçamental relativo a este ano, que o Executivo antecipa em 0,3% do PIB. Isto porque a execução da despesa que não tiver ocorrido em 2024 terá de acontecer este ano, ou o mais tardar em 2026, pressionando os saldos desses dois anos — o que se junta à pressão dos impactos de medidas como o IRS Jovem e a redução do IRC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Excedente orçamental de 2024 pode ser maior devido a atrasos na execução do PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião