State Farm quer aumentar “provisoriamente” prémio do seguro para habitação

  • ECO Seguros
  • 20:35

A seguradora já recebeu mais de 8.700 pedidos de indemnização e pagou mais de mil milhões de dólares na sequência dos incêndios florestais, mas espera "pagar muito mais".

A State Farm General solicitou às autoridades estatais norte-americanas um aumento de 22%, com caráter provisório e de emergência, dos prémios dos seguros multirriscos para habitação. Segundo a CNN, maior seguradora da Califórnia justifica o pedido invocando que ficou com uma situação financeira “terrível” após os incêndios florestais que afetaram Los Angeles em janeiro.

Numa carta enviada ao Comissário de Seguros da Califórnia, Ricardo Lara, a seguradora informa que já recebeu mais de 8.700 pedidos de indemnização e pagou mais de mil milhões de dólares aos clientes na sequência dos incêndios florestais. A State Farm espera “pagar muito mais” e que o aumento provisório de emergência é necessário para “ajudar a evitar uma situação terrível” para os clientes e para o mercado de seguros no estado da Califórnia, indica no comunicado citado pela CNN.

Nesse sentido, State Farm declara que tem três pedidos de aumento dos prémios que ainda não foram aprovados pela agência e que um aumento provisório era necessário para “preservar a sua capacidade de pagamento de indemnizações”.

Importa referir que os proprietários da Califórnia já têm os seguros para habitação mais caros do país, o que acaba por pesar no orçamento familiar e chega mesmo fazer com que consumidores não tenham acesso ao produto, seja por ausência de cobertura, seja pelo preço elevado.

A Comissão de Seguros da Califórnia afirmou que o pedido da State Farm General levanta “sérias questões sobre a sua situação financeira” e que a agência vai responder “urgentemente” ao pedido.

Segundo a empresa, o excedente da State Farm General disponível para pagar os sinistros foi esgotado, em parte devido aos sinistros pagos na sequência de catástrofes naturais.

Não obstante, a seguradora tem sido alvo de críticas por reduzir a sua oferta de cobertura no Estado, deixando muitos proprietários sem seguro. No mês passado, depois de os incêndios de Palisades e Eaton, em Los Angeles, terem destruído milhares de casas, a comissão de seguros proibiu as empresas de seguros de não renovarem ou cancelarem as apólices de seguro de habitação nas zonas afetadas pelos incêndios florestais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

State Farm quer aumentar “provisoriamente” prémio do seguro para habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião