Savannah confirma suspensão da prospeção de lítio em Boticas. “Esperamos regressar ao trabalho rapidamente”
Na sequência de uma providência cautelar interposta por proprietários de terrenos aos quais o Governo autorizou o acesso à Savannah, em Boticas, a empresa suspendeu os trabalhos no local.
A Savannah Resources confirma que foi notificada da providência cautelar que dita uma interrupção dos trabalhos de prospeção de lítio no terreno e que efetivamente suspendeu os trabalhos, mas espera regressar “rapidamente”.
Os proprietários interpuseram uma providência cautelar contra o Ministério do Ambiente, de forma a suspender a servidão administrativa que permitia à Savannah Resources fazer prospeções mineiras em terrenos de aldeias de Boticas.
Esta ação avançou após a secretária de Estado Energia ter assinado um despacho, publicado a 6 de dezembro, que autoriza a constituição de servidão administrativa, pelo prazo de um ano, o que permite à empresa Savannah aceder a terrenos privados para a prospeção de lítio.
“Com serenidade, trataremos este processo como os tantos outros já intentados pelo mesmo grupo opositor. Esperamos regressar ao trabalho rapidamente”, escreve a Savannah Resources, em resposta ao ECO/Capital Verde.
As equipas no terreno pararam já temporariamente o trabalho que têm vindo a fazer nos últimos dois meses, estando hoje apenas a fazer manobras de segurança.
A empresa afirma que já esperava esta ação — “um direito estabelecido na lei” — e diz que recebeu esta ordem “com normalidade”. “As equipas no terreno pararam já temporariamente o trabalho que têm vindo a fazer nos últimos dois meses, estando hoje apenas a fazer manobras de segurança”, descreve fonte oficial.
A providência cautelar foi entregue no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, segundo um comunicado da associação Unidos em Defesa de Covas de Barroso (UDCB). Contactado pela Lusa, o presidente, Nelson Gomes, explicou que foram três proprietários que interpuseram a providência cautelar para travar a servidão, mas que o efeito suspensivo abrange todos os terrenos afetados pela decisão governamental.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Savannah confirma suspensão da prospeção de lítio em Boticas. “Esperamos regressar ao trabalho rapidamente”
{{ noCommentsLabel }}