Ex-presidente da CMVM defende criação de um único regulador financeiro

  • ECO Seguros
  • 16 Fevereiro 2025

Gabriela Figueiredo Dias acredita que as exigências europeias de maior coordenação e ação conjunta de supervisores europeus traça o caminho para a criação de um único.

A ex-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) acredita que a junção Banco de Portugal (BdP), a CMVM e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) num supervisor financeiro único poderia trazer mais coerência e capacidades a esse regulador.

Em entrevista à Antena 1 e Jornal de Negócios (acesso pago), Gabriela Figueiredo Dias afirma que para uma eventual junção era essencial manter a independência e autonomia dos três supervisores.

A atual presidente do International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA), com sede em Nova Iorque acredita que “juntar a capacidade de três em um permite uma série de sinergias e simplificação de funções de partilha” aumentando assim a capacidade do supervisor único.

A maior coerência vinha pela “capacidade de atuação e pensamento integrado” e de “constituição a nível europeu muito mais robusta do que aquela que temos atualmente com representações segredadas não coordenadas”.

Assenta a sua crença no que está a ser proposto a nível da União europeia de reforçar a concentração de supervisão, nomeadamente na ESMA [Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados], e na criação de outros instrumentos para garantir a coordenação e atuação conjunta de diversos supervisores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-presidente da CMVM defende criação de um único regulador financeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião