Seguro habitação da Axa oferece realojamento a vítimas de violência doméstica em França
A seguradora francesa cobre em França os custos do realojamento se for apresentada uma queixa do crime às autoridades dentro das próximas 24 horas após a mudança.
Os clientes da Axa em França com o seguro de habitação “Habitation Ma Maison” passam a ter acesso a uma nova cobertura que permite o realojamento de emergência de vítimas de violência doméstica desde 1 de abril. A medida abrange também apoio jurídico e psicológico, indica a seguradora no seu website.
Em caso de violência doméstica, o segurado pode ser alojado temporariamente — até sete noites — num hotel ou aparthotel, com transporte e o realojamento de emergência incluído para si e os filhos. A solução é coordenada pela Axa Assistance, empresa especializada em respostas de emergência. Para que a Axa cubra o realojamento, é necessário apresentar queixa no prazo de 24 horas após alojar-se num novo lugar. Um advogado, também coberto pelo seguro, acompanha o processo.
O pedido de realojamento pode ser feito diretamente pelo segurado ou por um advogado especializado, disponível de forma anónima e confidencial. Este profissional presta informações sobre direitos, procedimentos legais e propõe as soluções “mais adequadas para cada situação”.
Como alternativa ao hotel, a vítima pode escolher ser acolhida por uma pessoa de confiança, como um familiar. Neste caso, o transporte para esse local é igualmente garantido pela seguradora.
Após o realojamento, a vítima continua a beneficiar de apoio através do encaminhamento para associações especializadas e, se necessário, acesso a até três sessões por chamada com um psicólogo, aplicável também aos filhos menores.
A cobertura pode ser acionada até duas vezes por ano. No caso de envolver crianças e não existir queixa prévia, será necessário apresentar documentação que comprove a autoridade parental.
A AXA é uma companhia de seguros global sedeada em Paris, França, opera em 64 países e oferece serviços como seguros de vida, saúde, propriedade e acidentes, além de gestão de investimentos. Em 2024, o faturamento global da AXA foi de 110 mil milhões, representando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. O lucro líquido também aumentou 11%, alcançando 7,9 mil milhões de euros. A seguradora possui diversas sucursais ao redor do mundo, incluindo Portugal a AXA France IARD – Sucursal localizada em Lisboa e atua principalmente no setor de seguros não vida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Seguro habitação da Axa oferece realojamento a vítimas de violência doméstica em França
{{ noCommentsLabel }}