hna supera os 688 milhões de euros de faturação em 2024
A Mutualidad de los Arquitectos, Arquitectos Técnicos y Químicos realiza a sua Assembleia Geral com a eleição do Conselho de Administração e de Leopoldo Escobedo como novo presidente da entidade.
A Mutualidad de los Arquitectos, Arquitectos Técnicos y Químicos, hna, alcançou um volume de negócios de 688,6 milhões de euros em 2024, um aumento de 7,3% em relação ao ano anterior.
O aumento verificou-se principalmente nos produtos de poupança, com um crescimento dos prémios únicos superior a 8% e um aumento de 10,2% nas contribuições extraordinárias para o SPP, o produto com o qual a hna oferece um sistema alternativo à inscrição no Regime Especial de Segurança Social dos Trabalhadores Independentes (RETA). As contribuições regulares também registaram um aumento de 4,9%.
No final de 2024, ano em que o hna celebrou o seu 80º aniversário desde a sua criação em 1944, os ativos ultrapassaram os 5,1 mil milhões de euros (4,7 mil milhões em 2023) e mais de 102,6 milhões de euros foram distribuídos pelos seus membros, mais 12% do que em 2023.
A instituição mantém os seus níveis historicamente elevados de solvabilidade, com um claro excedente em relação aos mínimos legalmente exigidos, com um rácio de 348%.
Durante a 89.ª Assembleia Geral do hna, realizada na quinta-feira, 10 de abril, na qual foram apresentadas e aprovadas as contas anuais para 2024, teve também lugar a eleição do Conselho de Administração.
Leopoldo Escobedo, antigo Secretário do Conselho de Administração, foi nomeado novo Presidente da hna, sucedendo a Juan José Garmendia, a quem se agradeceu o esforço e o trabalho desenvolvido no cargo, que ocupava desde a sua eleição em junho de 1998.
Durante estes 27 anos de presidência de Garmendia, a hna cresceu tanto em termos de faturação como de dimensão, convertendo-se no Grupo hna no início dos anos 2000, após a criação da hna Correduría e da hna Servicios Corporativos. Também esteve envolvida em várias transações empresariais importantes, como a fusão com a Mutualidad de Químicos em 2010, dez anos depois fundiu-se com a Premaat e adquiriu as carteiras da USMQ e do Canal Salud. Em 2023, adquiriu as carteiras de saúde da Sociedad Filantrópica e a carteira de vida e acidentes da Previsión Vida em 2023.
Da mesma forma, a presidência de quase três décadas enfrentou o desafio da digitalização da entidade, bem como desafios regulatórios, incluindo a universalização da saúde pública e a criação de novos produtos regulatórios para adaptar a oferta à demanda dos mutualistas ou a adaptação do SPP aos novos requisitos regulatórios para ser uma alternativa ao RETA em 2012.
Nos últimos anos, também se trabalhou na comunicação das mutualidades alternativas à Segurança Social, na redução dos limites fiscais dos produtos de previdência social em 2021 e na adaptação em 2023 ao novo sistema de contribuições baseado no rendimento real.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
hna supera os 688 milhões de euros de faturação em 2024
{{ noCommentsLabel }}