Sistema elétrico foi abaixo após oscilações de tensão. Como a REN está a restabelecer a energia
REN destaca que o apagão no país ocorreu após oscilações no sistema espanhol. A empresa está centrada em restabelecer os consumos prioritários e espera que o país amanhã amanheça com eletricidade.
“Não temos qualquer informação de qualquer ataque cibernético; não temos qualquer informação que tenha sido um avião”, disse João Faria Conceição, administrador da REN em conferência de imprensa ao final da tarde desta segunda-feira, em Lisboa, refutando duas teses que, explicou, foi ouvindo ao longo da tarde.
O administrador da REN salientou que a empresa ainda não conseguiu “com toda a certeza apurar nenhuma causa concreta”, mas admitiu que a falha em território nacional ocorreu momentos depois de uma “grande oscilação de tensões verificada na rede espanhola”.
O responsável da REN detalhou que o sistema elétrico português estava num momento de importação de energia quando o episódio ocorreu. “Pode ter havido uma oscilação muito grande de tensão no sistema espanhol que se propagou para o sistema português, porque os sistemas estão interligados”. “É equivalente a um disjuntor no quadro elétrico. Ocorreu um desequilíbrio total entre consumo e produção. Quando ocorre desequilíbrio o sistema vem todo abaixo”, acrescentou.
João Faria Conceição sublinhou, contudo, que a “preocupação” da empresa “neste momento não é apurar as causas, isso é na fase” posterior. “A nossa prioridade é retomar os consumos”, vincou.
Para já, está focada em “abastecer os consumos prioritários: hospitais, forças segurança, abastecimento água, transportes”.
João Faria Conceição garantiu que em tudo o que “depender da REN” o país “pode acordar amanhã com eletricidade”, assinalando que atualmente existem cerca de 300 mil pessoas já com acesso a energia.
Como a REN está a repor a eletricidade
O administrador da empresa responsável pela rede de energia de alta tensão explicou que nestes casos é usado o black-start, que permite de forma gradual ir acrescentando consumos e produção na rede. A Central da Tapada do Outeiro, usada neste sistema de black-start, permitiu já começar a restabelecer a eletricidade na região do Grande Porto.
Estamos em estreito contacto com todos os produtores para ir, em paralelo, colocando as centrais de produção de uma forma totalmente controlada, mas cuidada e progressiva, para garantir que esta resposta vai sendo sustentada e não corremos o risco de deitar tudo a perder a qualquer momento
“O que é fundamental é que não demos um passo em falso”, disse, salientando: “estamos em estreito contacto com todos os produtores para ir, em paralelo, colocando as centrais de produção de uma forma totalmente controlada, mas cuidada e progressiva, para garantir que esta resposta vai sendo sustentada e não corremos o risco de deitar tudo a perder a qualquer momento”. Nova oscilação brusca poderia fazer voltar “tudo para trás”, assegura.
Dando nota de que a energia começou a ser restabelecida em algumas localidades, o administrador da REN adiantou ainda que existe a expectativa que o grande consumo seja estabilizado no Porto antes das 21 horas, enquanto a capital terá de aguardar mais tempo: “a nossa expectativa é que Lisboa possa esta ligada, pelo menos no que diz respeito aos consumos mais prioritários no espaço de cinco a seis horas”. Uma previsão que aponta para um período a partir da meia-noite.
O responsável detalhou que a solução da empresa para recuperar a energia na Grande Lisboa está a ser feita através da segunda central que presta o serviço de black-start , a de Castelo do Bode, e de Espanha.
“Temos de ir fazendo este jogo de arranques centrais, colocando algum consumo, de forma a podermos chegar de forma mais robusta e sustentada à zona da Grande Lisboa e evitar que Lisboa não provoque nova baixa”, explicou.
No Porto, Coimbra ou Santarém já existem freguesias com energia, de acordo com a Lusa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sistema elétrico foi abaixo após oscilações de tensão. Como a REN está a restabelecer a energia
{{ noCommentsLabel }}