“Não temos interesse na fusão”, diz Abanca sobre Sabadell
Banco galego já reagiu à notícia sobre o interesse do Sabadell para uma fusão. "Não estamos interessados", responde a instituição liderada por Juan Carlos Escotet.
“Perante as recentes informações publicadas em vários meios sobre uma possível operação corporativa com o Banco Sabadell, o Abanca deseja insistir que não tem interesse nesta operação”, responde assim o banco galego liderado por Juan Carlos Escotet.
De acordo com a imprensa espanhola, o Sabadell está a explorar uma possível fusão com o Abanca e com quem manteve conversações preliminares recentemente, num esforço para travar a oferta pública de aquisição (OPA) hostil lançada pelo BBVA. Mas o banco com sede na Galiza não está interessado.
“Somos uma entidade comprometida com a geração sustentável de valor para os nossos clientes, trabalhadores e acionistas, e qualquer decisão estratégica que tomemos estará sempre alinhada com este objetivo”, sublinha o Abanca em comunicado publicado no seu site.
Mais: “Queremos enfatizar que apenas participaremos em operações que garantam a preservação do nosso modelo de governança e o nosso modelo de negócio, pilares fundamentais do nosso êxito”.
"Perante as recentes informações publicadas em vários meios sobre uma possível operação corporativa com o Banco Sabadell, o Abanca deseja insistir que não tem interesse nesta operação.”
Recentemente, o Abanca fechou a aquisição do banco português Eurobic e que lhe permitiu tornar-se no sétimo maior banco no mercado luso. É nesta operação que os galegos estão focados. “A nossa prioridade atual é terminar com sucesso a integração do Eurobic em Portugal, um passo chave do nosso plano estratégico 2025-2027, que está focado no fortalecimento integral das nossas áreas de negócio e em consolidar a nossa presença nos mercados onde operamos”, indica a instituição.
Sobre a operação de fusão em apreço, o Abanca refere que não fará mais comentários sobre “especulações de mercado”.
O BBVA lançou uma OPA hostil há exatamente um ano e desde então o Sabadell tem procurado contrariar as intenções do banco concorrente e é neste contexto que surge uma potencial fusão com o Abanca.
Caso a fusão avance, o Abanca daria um grande salto no mercado espanhol. No final de 2024, a entidade com sede na Galiza tinha 97 mil milhões de euros em ativos. O banco que resultasse da fusão passaria a controlar perto de 281 mil milhões de euros em ativos, tornando-se no quarto banco do sistema espanhol, atrás do Caixabank, Santander e BBVA.
(Notícia atualizada às 13h52)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Não temos interesse na fusão”, diz Abanca sobre Sabadell
{{ noCommentsLabel }}