Eurostat confirma PIB da Zona Euro a crescer 1,2% no primeiro trimestre
Boletim do Eurostat mostra Portugal com um crescimento de 1,6% em termos homólogos, mas um decréscimo de 0,5% na variação em cadeia.
O Eurostat confirmou esta quinta-feira que as economias da Zona Euro e da União Europeia (UE) tiveram um crescimento homólogo de 1,2% e 1,4% no primeiro trimestre, respetivamente, com Portugal a apresentar a oitava maior subida do Produto Interno Bruto (PIB).

Na variação em cadeia, o PIB aumentou 0,3% tanto na área da moeda única como na UE, quando, no último trimestre de 2024, tinha crescido 0,2% na Zona Euro e 0,4% no conjunto dos 27 Estados-membros do bloco comunitário.
Entre os 21 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a Irlanda (10,9%), a Polónia (3,8%) e a Lituânia (3,2%) registaram os melhores desempenhos, enquanto as economias da Áustria (-0,7%) e da Alemanha (-0,2%) mantêm-se em recessão, tendo o PIB da Hungria recuado 0,4% e o da Eslovénia 0,8%, na variação homóloga. Portugal teve um crescimento de 1,6% face há um ano, acima da média da UE e da Zona Euro.
Nos primeiros três meses do ano, face ao quarto trimestre de 2024, a Irlanda (3,2%) registou o maior aumento, seguida da Polónia (0,7%) e da Espanha, da Bulgária e da Lituânia (cada uma com 0,6%). A Hungria (-0,2%), Portugal (-0,5%) e a Eslovénia (-0,8%) foram os únicos Estados-membros que registaram um recuo em relação ao trimestre anterior.
No que se refere à taxa de crescimento do emprego, incluída neste boletim, mas sem dados por Estado-membro, a Zona Euro registou uma subida homóloga de 0,8% e trimestral de 0,3%, com a UE a apresentar uma média, respetivamente, de 0,6% e 0,2%.
(Notícia atualizada às 10h45)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eurostat confirma PIB da Zona Euro a crescer 1,2% no primeiro trimestre
{{ noCommentsLabel }}