Portugal e Espanha pedem “a mais alta prioridade” para as interconexões elétricas e reunião com França

Na missiva, as ministras apontam a "necessidade urgente" de completar as interconexões da Península Ibérica com o resto da Europa.

As ministras da Energia em Portugal e Espanha, Maria da Graça Carvalho e Sara Aagensen, enviaram esta quarta-feira uma carta ao comissário europeu com a mesma pasta, Dan Jorgensen, na qual apelam a que Bruxelas trate o reforço das interligações como um assunto da mais alta prioridade. Pedem ainda uma reunião com representantes da Comissão e de França, de forma a traçarem objetivos neste sentido e o caminho para lá chegar.

Na missiva, as ministras apontam a “necessidade urgente” de completar as interconexões da Península Ibérica com o resto da Europa, depois de o apagão de dia 28 de abril ter servido para “relembrar” a importância de um sistema mais interligado.

“Reafirmamos que acelerar o completar das interconexões elétricas com a Península Ibérica deve ser colocado entre as mais altas prioridades“, não só no que diz respeito a Espanha e Portugal mas sim à União Europeia como um todo.

Portugal e Espanha propõe uma reunião ministerial com França e a Comissão, de forma a desenhar-se um mapa com metas a serem atingidas ao longo do tempo.

Na carta, as responsáveis pela pasta da Energia em Portugal e Espanha frisam que “a Península Ibérica permanece uma ilha energética”, na medida em que a interligação com a restante Europa está abaixo de 3%, quando as metas para 2020 e 2030 eram, respetivamente, de 10% e 15%.

Ao longo do texto, vão sendo elencadas várias consequências negativas. A falta de interligação entre a Europa e a Península é tida como “um risco sistémico” para o sistema energético europeu, ditando que a exploração de energias renováveis em Espanha e Portugal não atinja o seu completo potencial, que os preços da eletricidade sejam mais elevados e fragilizando a segurança de abastecimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e Espanha pedem “a mais alta prioridade” para as interconexões elétricas e reunião com França

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião