Fazer ciência e ensinar no novo mundo da IA. Oiça o podcast à Prova de Futuro

Como é que a inteligência artificial está a mudar a forma de fazer ciência e o ensino? Arlindo Oliveira, presidente do INESC, e Ana Rita Bessa, CEO do Grupo Leya, dão a resposta.

A inteligência artificial já está a ter implicações profundas na forma como se faz ciência, seja na estruturação da investigação, na análise de grandes quantidades de dados e na revisão posterior dos artigos científicos, afirma Arlindo Oliveira, presidente do INESC, no À Prova de Futuro, um podcast do ECO que tem o apoio do MEO Empresas.

A tecnologia está também a mudar o ensino. Ana Rita Bessa, CEO da Leya, afirma que a plataforma digital do grupo já conta com cerca de 500 mil alunos e 100 mil professores. “Hoje em dia, na realidade das escolas portuguesas, existe uma componente digital muito forte já disponível e a inteligência artificial está imiscuída nessa oferta digital”, afirma. A possibilidade de oferecer uma aprendizagem personalizada e multimédia são algumas das vantagens.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Arlindo Oliveira, que é também professor do Instituto Superior Técnico, alerta que os currículos formativos têm de se adaptar ao novo contexto tecnológico. “Não é bem que eu tenha de ensinar IA, é como é que eu tenho de ensinar uma dada disciplina que se vai alterar com a entrada de ferramentas de inteligência artificial. Isto é verdade para Direito, mas também é verdade para Economia, para História, para Literatura, para Engenharia, para qualquer área. E acho que isto é que não está a acontecer”, afirma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fazer ciência e ensinar no novo mundo da IA. Oiça o podcast à Prova de Futuro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião