Startups portuguesas exploram expansão para a China
Três startups portuguesas e uma brasileira foram escolhidas para ir a um roadshow à Ásia no âmbito de uma iniciativa promovida pela Fidelidade. Parceiras com a Fuson, tentam alargar influência.
O programa internacional de inovação Protechting, promovido pela Fidelidade, Luz Saúde e Fosun Foundation, encerrou a sua 7.ª edição com um roadshow de 10 dias por quatro cidades-chave da inovação asiática: Xangai, Macau, Shenzhen e Hong Kong. O evento marcou o reforço da presença internacional do programa, que tem vindo a destacar-se como plataforma de colaboração entre startups e grandes empresas.

As start-ups LoopOS, OWLplaces, Granter (todas portuguesas) e a brasileira SleepUp foram as selecionadas para esta edição e apresentaram as suas soluções tecnológicas a investidores e parceiros estratégicos em vários encontros com empresas como Alibaba, Lenovo, Fosun Capital, Peak Re e Tencent.
A LoopOS, por exemplo, desenvolveu uma solução de economia circular e já está a realizar um piloto com a Fidelidade, perspetivando replicar o modelo em outras empresas do grupo Fosun. “Participar no roadshow foi essencial para testar a nossa preparação a um mercado tão complexo como o chinês. Estar no terreno ajudou-nos a identificar oportunidades concretas com parceiros como Alibaba, Lenovo e Fosun”, afirmou Ricardo Morgado, CTO da LoopOS.
Na área ambiental, a OWLplaces destacou-se com a sua plataforma de monitorização da pegada de carbono no setor imobiliário, já em negociação com o Shanghai BFC Bund Financial Center. Já a Granter, especializada na gestão de candidaturas a fundos públicos, aproveitou o evento para explorar adaptações ao ecossistema chinês de inovação.
A startup brasileira SleepUp, com uma aplicação digital para tratar distúrbios do sono, já tem parcerias locais na China e pretende agora expandir com o apoio da Fosun Health. “O roadshow impulsionou o nosso foco estratégico na China, vamos estudar a entrada da empresa na região e explorar oportunidades comerciais e regulatórias”, afirmou Renata Bonaldi, CEO da empresa.
Durante o BEYOND Expo 2025, um dos maiores eventos de inovação da Ásia, o Protechting foi distinguido com o prémio “Best Choice Awards” entre mais de 300 nomeações, reforçando o reconhecimento internacional da iniciativa.
Desde 2016, o programa já recebeu mais de 1.000 candidaturas de 55 países e gerou mais de 50 projetos-piloto. “A 7.ª edição do Protechting está a ser a mais impactante de sempre, não só pelo destaque internacional, mas sobretudo pelo número de pilotos que estamos a conseguir desenvolver”, destacou Daniel Riscado, da Fidelidade, sublinhando o papel do Protechting na transformação de ideias em soluções com potencial global.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Startups portuguesas exploram expansão para a China
{{ noCommentsLabel }}