BRANDS' ECOSEGUROS Como a IA e SaaS estão a moldar o futuro dos seguros?

  • Conteúdo Patrocinado
  • 7:00

A IA (inteligência artificial) generativa, a Cloud, SaaS (Software as a Service) e modernização são temas na ordem do dia. Mas o que significam para os profissionais de seguros?

A Cloud e modelo SaaS não são novidade, mas ainda estão longe de uma adoção plena no sector segurador. Alguns passos foram dados nesse sentido, mas ainda há muito caminho a percorrer para explorar o potencial e ganhos destas soluções. As ofertas Cloud/ SaaS oferecem escala e permitem libertar as equipas de IT da gestão de infraestruturas e atualizações de software, permitindo que passem mais tempo voltadas em atividades que respondam mais diretamente às necessidades de negócio e à conceção de soluções inovadoras e menos tempo em atividades de rotina e voltadas para o IT.

Em termos de custos estes modelos também permitem substituir gastos de capital (CAPEX) por gastos operacionais (OPEX), tornando o orçamento mais flexível. Para garantir o sucesso na adoção destes modelos é essencial contar com um parceiro conhecedor do mercado, com experiência nesta área e que garanta as regras e regulamentações a que está sujeita a indústria de seguros.

Paulo Ferreira, Product Management Director na Cleva

Quanto à IA, irá certamente impactar na dinâmica dos profissionais de seguros. Podemos esperar, por exemplo, impactos na simplificação dos processos de subscrição e sinistros, com ajuda na identificação, tratamento e sistematização da informação, de forma a dar resposta mais rápida ao cliente, sempre com a pessoa no centro do processo e da decisão. Sobre este último ponto é essencial reforçar este papel de supervisão humana, não só pelos possíveis erros dos sistemas automatizados e padronizados, mas também porque é essencial garantir padrões éticos e conformidade regulatória. Sendo a adoção da IA uma realidade crescente, é fundamental os profissionais de seguros manterem-se informados e explorarem para seu uso profissional as ferramentas que estão ao dispor. Mais cedo ou mais tarde esse conhecimento vai ser usado, facilitando a adoção e a fluência na sua utilização.

Para responder às necessidades dos clientes e ao aumento da produtividade das companhias de seguros, a utilização desta tecnologia em conjunto com parceiros de confiança, é fundamental. Os próximos anos serão decisivos, vai-se assistir a uma transformação na forma como as companhias operam. Tal como é esperado neste setor, aguarda-se uma transformação gradual, de risco controlado, que tenha em conta as necessidades de todos os intervenientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como a IA e SaaS estão a moldar o futuro dos seguros?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião