Fórum para a Competitividade acredita que crescimento de 2% este ano está “mais próximo”
A meta de 2% é, segundo o Fórum da Competitividade, é "ainda difícil, exigindo um crescimento médio de 0,8% em cada dos próximos dois trimestres”.
O Fórum para a Competitividade acredita que a possibilidade de um crescimento de 2% está mais próxima, mas ainda difícil, tendo em conta os dados do primeiro semestre, segundo uma nota de conjuntura divulgada esta quinta-feira.
“Os dados do PIB do 1.º semestre somados à provável inflexão das perspetivas internacionais tornam um crescimento de 2% em 2025 mais próximo, embora ainda difícil, exigindo um crescimento médio de 0,8% em cada dos próximos dois trimestres”, indicou.
“A recente revisão em alta das previsões para a zona euro, por parte de especialistas, bem como do FMI, e o acordo comercial com os EUA sugerem que podemos ter chegado ao ponto de inflexão da anterior deterioração sucessiva de expectativas de crescimento”, destacou.
Para a entidade, “não serão de esperar grandes revisões em alta nos próximos meses, mas se deixarem de se deteriorar já será uma ótima novidade”.
Ainda assim, mesmo que isso se confirme, “o ano de 2025 deverá ser ainda de desempenho abaixo do potencial, devendo a recuperação ser mais nítida no próximo ano, como já era esperado”, rematou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fórum para a Competitividade acredita que crescimento de 2% este ano está “mais próximo”
{{ noCommentsLabel }}