Autoridades de saúde alertam para riscos de onda de calor até dia 13. Veja as recomendações

  • Lusa
  • 5 Agosto 2025

Autoridades alertam para os impactos da manutenção de temperaturas elevadas na saúde da população. Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança estão esta terça-feira sob aviso vermelho.

As autoridades de saúde emitiram recomendações para a população por causa da onda de calor que atinge Portugal continental e deverá prolongar-se até dia 13, alertando para os riscos nos mais idosos, crianças, grávidas e doentes crónicos.

Numa nota conjunta, a Direção-Geral da Saúde (DGS), a Direção Executiva do SNS (DE-SNS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) alertam para os impactos da manutenção de temperaturas elevadas na saúde da população e chamam a atenção para a necessidade de as pessoas se manterem hidratadas, bebendo pelo menos o equivalente a oito copos de água por dia.

Alertam igualmente para a importância de se evitarem bebidas alcoólicas e com cafeína e avisam a população que deve permanecer em ambientes frescos ou climatizados, com sombras e circulação de ar, pelo menos duas a três horas por dia, mantendo janelas, persianas e estores fechados nos períodos de maior calor, ou em zonas com risco de poeiras dos incêndios.

Aconselham igualmente a população a evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00, usar sempre protetor solar com fator igual ou superior a 30, renovando a aplicação a cada duas horas, inclusive após banhos na praia ou em piscinas.

As autoridades de saúde lembram ainda a importância de se usar roupas claras, leves e largas, que cubram a maior parte do corpo, chapéu e óculos de sol com proteção ultravioleta, assim como de evitar atividades no exterior que exijam grandes esforços físicos.

Aconselham a que se viaje nas horas de menor calor, lembrando que estão previstas temperaturas acima dos 40ºC na região do Alentejo e no interior das regiões Norte e Centro e que as temperaturas mínimas também vão permanecer elevadas, mantendo-se acima dos 20º no interior do país.

A nota recorda a importância de dar especial atenção aos grupos mais vulneráveis ao calor, como as crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas e trabalhadores com atividades no exterior, acompanhando as pessoas que vivam isoladas.

Em caso de emergência, e se apresentar sinais de alerta como suores intensos, febre, vómitos/náuseas ou pulsação acelerada/fraca, as autoridades aconselham a população a contactar a linha SNS 24, através do número 808 24 24 24, ou a ligar para o número europeu de emergência 112.

A DGS, DE-SNS e INSA dizem ainda estão a acompanhar em permanência a situação meteorológica e o seu impacto na saúde, reforçando as medidas do Plano de Contingência para a Resposta Sazonal em Saúde, em articulação com as estruturas regionais e locais.

Portugal continental está desde domingo em situação de alerta devido ao elevado risco de incêndio, uma situação que se manterá, pelo menos, até quinta-feira.

Distritos mais a Norte com aviso vermelho devido ao calor

Os distritos mais a Norte de Portugal continental, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança, estão esta terça-feira, pelo segundo dia consecutivo, sob aviso vermelho devido ao calor, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso vermelho, o mais elevado numa escala de três, deve-se, diz o IPMA, à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima, exceto na faixa costeira.

Os avisos vermelhos para os distritos do norte estão em vigor desde as 12:00 de segunda-feira e prolongam-se até às 18:00 de hoje.

A partir dessa, Braga e Porto e Viana do Castelo passam a aviso amarelo, pela “persistência de valores elevados de temperatura máxima no interior do distrito”, mas Bragança e Vila Real ficam em aviso laranja, o segundo mais grave, devido aos valores muito elevados da temperatura máxima.

O IPMA colocou em aviso laranja, para hoje, mais cinco distritos do norte do país, com Aveiro e Coimbra a passarem a aviso amarelo a partir da tarde mas Guarda e Viseu a manterem-se no aviso laranja.

Os restantes distritos do continente, com exceção de Faro que não tem avisos, estão sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. O aviso estende-se por todo o dia exceto nos distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal, sem avisos a partir das 18:00 de hoje.

Braga e Évora deverão, segundo o IPMA, chegar hoje aos 41ºC (graus celsius). Na quarta-feira há previsão de uma pequena descida da temperatura em todo o continente. Os arquipélagos da Madeira e dos Açores não apresentam avisos esta terça-feira.

Seis meios aéreos reforçam combate ao incêndio em Vila Real

Entretanto, o incêndio que lavra desde sábado em Vila Real tem ainda uma frente ativa, mantendo-se nas operações de combate, consolidação e rescaldo 548 operacionais, estando prevista a atuação de seis meios aéreos, disse o comandante das operações.

“Neste momento temos uma frente ativa, todas as outras frentes estão dominados, embora com trabalhos de consolidação e rescaldo bastante demorados, com necessidade de arrefecimento o que significa eu o trabalho não acabou. Aliás, temos muito trabalho pela frente”, afirmou Miguel David, Comandante das Operações de Socorro (COS), pelas 08:00.

Mantêm-se neste teatro de operações, segundo o responsável, 548 operacionais, 178 veículos, seis máquinas de rasto, ainda tudo a trabalho. “E temos já previsto o empenhamento de seis meios aéreos a partir do momento em que estes possam operar para auxiliar nas operações de arrefecimento”, afirmou Miguel David.

A frente ativa está na serra do Alvão, entre Galegos da Serra e Arnal. Este incêndio deflagrou pelas 23:45 de sábado, em Sirarelhos, Vila Real, e, no domingo, estendeu-se ao concelho de Mondim de Basto.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autoridades de saúde alertam para riscos de onda de calor até dia 13. Veja as recomendações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião